Comunicado do PS de Vizela

"Com as propostas apresentadas o PS propõe-se contribuir decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentado do nosso concelho."

PARTIDO SOCIALISTA – UM PARTIDO COM IDEIAS E COM PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO DO CONCELHO DE VIZELA
A democracia moderna assenta no pluralismo político, com o objetivo de promover um debate de qualidade entre as diversas opções políticas existentes, que enriqueça o processo de tomada de decisão política, melhorando assim a gestão da coisa pública.
Nesse sentido, mantendo uma atitude positiva e empenhada em prol do desenvolvimento do Concelho de Vizela, o Partido Socialista (PS) tem vindo a apresentar desde o início do presente mandato, diversas propostas que, caso fossem aceites pela maioria de direita que governa a Câmara Municipal, muito contribuiriam para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentado do nosso concelho.

Neste contexto, dos últimos contributos que o PS tem apresentado para a dinamização da autarquia vizelense destacamos:
i) a criação de um JULGADO DE PAZ,
ii) a criação da COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO DO IDOSO e,
iii) a criação de novos PERCURSOS PEDESTRES e o desenvolvimento da modalidade de GEOCACHING, como elementos de PROMOÇÃO DO TURISMO, PRÁTICA DESPORTIVA E DEFESA DO MEIO AMBIENTE.

Assim:
i) A criação de um julgado de paz no Município de Vizela vem minimizar o impacto negativo da dificuldade de acesso aos serviços de justiça, dada a não existência de um tribunal judicial no concelho, facto que obriga a população a recorrer, em qualquer circunstância, a tribunais dos concelhos vizinhos, com os inerentes transtornos de deslocação e acrescidos encargos financeiros.
Os julgados de paz são tribunais de proximidade que visam resolver litígios muito diretamente relacionados com a vida dos cidadãos, de forma mais simples, rápida, economicamente acessível, e próxima, e com todas as garantias da decisão de um tribunal.

ii) Relativamente à Comissão Municipal de Proteção do Idoso, os vereadores do PS têm vindo a recomendar a sua criação desde novembro de 2017.
As alterações demográficas que se têm vindo a verificar na população e que se traduzem num rápido envelhecimento populacional, colocam às instituições, às famílias e à comunidade em geral um novo desafio, designadamente pensar o envelhecimento ao longo da vida, numa perspetiva mais preventiva e promotora de saúde e autonomia, visando uma maior qualidade de vida.
NO QUE RESPEITA AO CONCELHO DE VIZELA, ENTRE 2001 E 2017 HOUVE UM AUMENTO DE 71 % NOS ESCALÕES ETÁRIOS ENTRE OS 65 ANOS E OS + DE 85 ANOS, facto que implica uma urgente e efetiva disponibilidade para resposta às vulnerabilidades da população que integra esta faixa etária. Nesse sentido, o PS Vizela tem defendido, reiteradamente, a criação da Comissão Municipal de Proteção do Idoso, mas tal proposta não tem merecido a devida atenção do executivo municipal que tem ignorado esta problemática.

iii) A proposta de criação de NOVOS PERCURSOS PEDESTRES e o desenvolvimento da modalidade de GEOCACHING, apresentada pelos vereadores do PS na última reunião de Câmara Municipal, vem complementar a criação do Plano Integrado de Turismo do Município de Vizela, sugerida já em abril de 2018. 
Considerando a criação, pelo PS, dos percursos pedestres das margens do rio Vizela e S. Bento, devidamente sinalizados e certificados, importa promover a sua manutenção permanente e, considerando o potencial dinamizador do turismo de natureza e a defesa do meio ambiente, deverão ser criados novos percursos pedestres certificados, que abranjam todo o território concelhio.
Por outro lado, o desenvolvimento da modalidade de Geocaching no concelho de Vizela, enquanto atividade de desporto e lazer ao ar livre, cujos praticantes são sensibilizados para a preservação do meio ambiente, prática desportiva e descoberta do património natural e cultural, trará certamente muitos benefícios ao Município de Vizela que se quer distinguir por uma marca turística de qualidade.

Concluindo, com as propostas apresentadas o PS propõe-se contribuir decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentado do nosso concelho.
Vizela, 26 de março de 2019
PS-Partido Socialista

Partilhar