Coração Azul em palestra sobre biodiversidade

Ernestino Maravalhas (especialista em Entomologia) esteve na passada sexta feira em Lousada na Casa das Videiras


 para uma palestra intitulada "Estudar, divulgar e conservar a biodiversidade". A Coração Azul, no âmbito do projeto “Vizela Vale Encantado – Projeto de valorização da fauna vizelense” marcou presença para ouvir e conhecer o trabalho de um dos maiores especialistas da área ambiental nacional e internacional.

Nesta palestra, onde se ouviu que as espécies têm sofrido muitas ameaças, como por exemplo, os fogos florestais, as monoculturas, as plantas infestantes, agroquímicos, e resíduos, foi possível perceber que o território nacional possui vários projetos de conservação de espécies e tem-se aos poucos criado sinergias de preservação dos habitats fundamentais para que animais e plantas possam manter os níveis de biodiversidade.


Em Lousada percebeu-se ainda o volume de espécies registadas, livros publicados sobre a especialidade, “guias de campo” e ainda que tipos de plantas protegem alguns animais. Por exemplo, o carvalho-negro e o salgueiro-preto são importantes para a borboleta “apatura-pequena” e para a “cabra-loura”, o medronheiro é relevante para a borboleta-do-medronheiro e para o abelharouco, entre outros.

O clima e as alterações climáticas são outros factores de ameaça que os cientistas graficamente têm divulgado e alertado para a necessidade de alteração de comportamentos.

E nesta palestra ficou bem vincado o que o clima tem feito a determinadas espécies.
Na Casa das Videiras, Centro de Educação Ambiental, a Coração Azul confirmou mais uma vez a importância do projeto criado “Vizela Vale encantado – projeto de valorização da fauna vizelense” e a necessidade de implementação de medidas ambientalistas locais. Em Lousada foram ainda criadas bases de diálogo para futuros trabalhos ambientais.

Recorde-se ainda que enquadrado com este projeto, a Coração Azul já se registou como parceira da iniciativa “Hora do Planeta” que decorre no dia 30 de Março e que pede a todos para desligar as luzes durante uma hora.

Partilhar