Gil Vicente com entraves ao seu regresso à I Liga

Vários clubes da Liga entendem que decisão do Tribunal não obriga à promoção do clube de Barcelos.
Manuel Machado, presidente da AFB, está do lado dos gilistas e diz que será um absurdo se o Gil não regressar à I Liga.


O Calvário do Gil Vicente está longe de chegar ao fim. O clube de Barcelos, integrante da Série A do Campeonato de Portugal onde milita o FC Vizela, está nesta prova a jogar a «feijões» contando jogar na I Liga na próxima temporada. Despromovido de divisão pelo caso Mateus, o clube de Barcelos viu a Liga e o tribunal dar-lhe razão doze anos depois, mas agora novos valores se levantam a defender que nenhum equipa pode subir diretamente do Campeonato de Portugal para a I Liga.
Em comunicado da Liga datado de dezembro de 2017 foi anunciado que na época 2019-2020 o Gil competiria na I Liga, mas há presidentes que se opõe.

AFB SOLIDÁRIA COM GIL
Manuel Machado, hoje em declarações à Antena 1, disse ser um absurdo o que se está a tentar fazer ao Gil: «Eu já ando há muitos anos no futebol, já vi um pouco de tudo, mas esta situação é ridícula demais. Se o Gil Vicente não subir vai para onde se está a competir sem pontos? E está acompetir assim porquê? É impensável que o Gil não esteja na próxima época na I Liga nem que o campeonato tenha de ser alargado no número de clubes» - disse o presidente da AFB profundamente indignado com o que pretendem fazer a um clube filiado.

MUITA POLÉMICA A CAMINHO
O jornal A Bola escreve que se trata de «Um caso que promete fazer estalar a polémica. Há já quem fale em ameaças de se impugnar o campeonato e até ir às últimas consequências, que poderiam até passar pela exclusão de FC Porto, Benfica, SC Braga ou Sporting das competições europeias».

O mesmo diário interroga: «O que pode ser tão grave que conduza a estas consequências quase inimagináveis? Algo completamente inesperado: até agora foi dada como certa a subida do Gil Vicente à Liga, na próxima época, mas o certo é que na reunião de presidentes dos principais clubes nacionais com a Federação Portuguesa de Futebol, na Cidade do Futebol, na quinta-feira, chegou até a falar-se na possibilidade de impugnação do campeonato».


TRIBUNAIS NA MIRA
A Bola acrescenta: «A Liga prevê que desçam três clubes esta temporada e que subam dois da Liga 2, sendo que o terceiro a ser promovido é o Gil Vicente, que até compete esta época no Campeonato de Portugal, que desceu administrativamente devido ao caso Mateus e que após acordo com o Belenenses (os dois clubes tinham um diferendo há mais de 12 anos) acredita que subirá à Liga em 2019/2020, como foi anunciado em comunicado da Liga datado de dezembro de 2017 .


Contudo, há vários clubes que estão já a preparar-se para contestar esta decisão e prontos para avançarem para tribunal. Entendem que não há cabimento legal para a subida de um clube do Campeonato de Portugal diretamente para a Liga e anunciam que estão dispostos a ir até às últimas consequências para impedirem que o Gil Vicente possa competir na Liga na próxima temporada. E há até clubes que já pediram pareceres jurídicos que sustentam que não há cabimento legal para a subida do Gil Vicente».

Uma novela (ou drama) com muitos episódios ainda pela frente!

Partilhar