A Escola Básica e Secundária de Infias em Paris


No dia 13 de abril, a aventura começou.


Um pouco antes das 03h00, alunos e professoras chegaram à escola Básica e Secundária de Infias para, num transporte da Câmara Municipal de Vizela, rumarem para o aeroporto Sá Carneiro. Apesar de ser muito cedo, a boa disposição reinava.
Já em Paris, a manhã passou-se em La Défense, zona onde predominam os prédios de construção moderna e onde foi construído o Arco da Fraternidade. Durante a tarde, o grupo de quarenta e quatro alunos visitou o célebre Palácio de Versailles. O primeiro e longo dia terminou com uma viagem de barco no rio Sena.

No segundo dia, a Basílica do Sacré Cœur e a praça dos pintores, situadas em Montmartre, ocuparam a manhã dos jovens estudantes. Durante a tarde, os corredores do Museu do Louvre acolheram o grupo que teve oportunidade de observar pinturas e esculturas célebres que representam marcos importantes da cultura e da história mundiais. Depois de jantar, os alunos subiram ao terceiro andar da Torre Eiffel, ficando, assim, com uma perspetiva noturna da belíssima cidade de Paris.

O terceiro dia, tão aguardado, foi passado na Eurodisney. Os alunos formaram pequenos grupos e, de acordo com os seus gostos, percorreram os dois parques daquele mundo de fantasia e aventura. A noite terminou com um espetáculo em que projeção de luzes, fogo de artifício e efeitos especiais se juntaram para reforçarem a magia do local.

No último dia, houve uma visita guiada pela cidade de Paris. Lamentavelmente, a Catedral de Notre Dame teve de ser excluída do programa. O grupo teve oportunidade de passar ao lado do monumento e de se aperceber do ambiente de consternação que se vivia no local devido ao incêndio ocorrido no dia anterior. Antes do regresso ao aeroporto, percorreu-se uma parte da avenida Champs Elisées, tendo terminado o passeio junto ao imponente Arco do Triunfo.

As professoras
Regina Campelos
Sílvia Martins
Sofia Machado

Partilhar