Bendita a Liberdade Municipal

OPINIÃO de António Moniz Palme (publicada no jornal Gazeta da Beira) depois da presença do ex-deputado do PP em Vizela a 19 de Março último.



Vizela fez justiça ao seu Povo e ao seu histórico líder Manuel Campelos

Há bem pouco tempo, aquando do falecimento de Manuel Campelos ,líder incontestado da Restauração do Concelho de Vizela, historiei a sua vida de combatente pela autonomia municipal da sua Terra e da sua Gente.

Passados 21 anos da Restauração do Concelho de Vizela ,determinada por decisão parlamentar, foi feita justiça. E falo de restauração do Concelho, pois no Séc. XIV, a população de Vizela conseguiu a almejada autonomia, através de uma carta de D.Pedro I, assinada em Elvas, em 24 de Maio de 1361, concedendo a seu filho D. João de Portugal o Concelho das Caldas de Vizela. Esclareço, por uma questão de mera curiosidade, que D. João de Portugal, era filho de D. Pedro e de D. Inês de Castro. Contudo, as prerrogativas daí decorrentes foram retiradas às populações das terras vizelenses dezenas de anos mais tarde e a luta pela antiga autonomia nunca mais parou. Através dos tempos, muita gente foi condenada e supliciada por causa dessa luta. Todavia, a identidade cultural criada e fortalecida ao longo dos séculos era cada vez mais firme.

Os velhos, quando se sentiam a morrer, chamavam os descendentes e faziam estes jurar que continuariam a luta pela Restauração do Concelho de Vizela. E como sabemos, o Parlamento, em 19 de Março de 1998, criou o desejado Concelho de Vizela. Será bom verificar que, para qualquer pessoa que defenda e saiba o que é o verdadeiro Municipalismo, existiam todas as circunstâncias necessária, exigidas por lei, para a criação de um novo Concelho.

A Autarquia de Guimarães, onde Vizela estava integrada,tinha um exagerado número de freguesias.
Nem mais nem menos, do que 73!!! Com esta dimensão geográfica, não existia vislumbre de imediação entre a população e os responsáveis municipais, o que era absolutamente inaceitável.Pois bem, passados 21 anos, a população de Vizela, conseguiu que as suas autoridades mandassem construir e inaugurar um monumento ao seu líder Manuel Campelos, dando o seu nome a uma avenida nova e fizessem igualmente inaugurar um monumento ao Povo Vizelense que durante séculos lutou e reivindicou a sua justa autonomia.

E esta deu frutos. Vizela sempre foi uma bonita e elegante instância termal, mas parada no tempo, valendo o esforço particular dos seus habitantes, dos
seus agricultores, dos seus industriais e dos seus comerciantes. Porém, de um momento para o outro, mudou de fisionomia. Tal deveu-se ao fim da colonização infame a que estava submetida. Bendita a Liberdade Municipal que, segundo Alexandre Herculano, é a única possível nos nossos dias.

Partilhar