Município vai preparar visita à Nova Vizela na Guiné


Presidente da Câmara de Vizela anunciou ontem no Dia do Combatente que o Município de Vizela tenciona visitar a província ultramarina que detém o nome de Nova Vizela desde a era Spínola à frente das forças militares naquela antiga colónia.

Segundo Victor Hugo terá de haver uma preparação minuciosa «de forma a que essa visita em reconhecimento aos soldados de Vizela que ali prestaram serviço militar seja bem ponderada considerando os níveis de segurança e algumas acções de solidariedade com o povo da Nova Vizela que pretendemos fazer chegar».
O presidente da autarquia falava ontem no Dia do Combatente cuja evocação decorreu no jardim Manuel Faria tendo estado presente o Coronel de artilharia Leal Teixeira em substituição do tenente general Cipriano Alves ausente devido a outros compromissos.
O presidente da Autarquia deu os parabéns ao Núcleo de Vizela da Liga dos Combatentes pelo que tem feito em prol dos ex-combatentes, da história e da cultura sendo parte integrante em inúmeras iniciativas de âmbito cultural que ocorrem no concelho.

PARTE DO DISCURSO DE JOSÉ MANUEL OLIVEIRA
PRESIDENTE DO NÚCLEO DE VIZELA DA LIGA DE COMBATENTES


"Obrigada pela presença de todos vós, neste ato solene, simples mas pleno de simbolismo, homenageando todos aqueles que tombaram ao serviço da Pátria, os que entretanto faleceram e eram nossos amigos e associados do Núcleo – José Fernando Costa Ferreira; Abílio Dias Pereira; João Pinto, Joaquim Ferreira; António Abreu Lopes e Joaquim Jerónimo Lopes. Que
descansem em Paz.


Queria aproveitar o momento para dizer, que continuamos a fazer muito pouco pelos Combatentes de Portugal. Este Núcleo da LC para alem de os apoiar com pedidos da contagem tempo para a reforma, requerimentos da Medalha e req para a CER (cont esp Ref), apoio aos familiares netos dos
Combatentes com alojamento em Coimbra perto da Universidade onde são colocados para estudar e esclarec para estudarem na AM.

Queremos ir mais longe, mas estamos limitados, temos ambições em ir mais longe no nosso projecto CAMPS para Vizela, onde fizemos 78 consultas Psicológicas, com 24 Combatentes a serem acompanhados de forma sistemática, bem de perto, sendo 3 esposas e 3 filhos. Acompanhamos 5
Comb em consultas de Psiquiatria e 23 com apoio Social. São dados de 2018, cujas consultas baixaram um pouco em relação a 2017, porque as nossa psicólogas foram mães e abrandaram as consultas como é óbvio.

Mas onde queremos crescer no acompanhamento é nas triagens do stresse de guerra e pós traumático, que ainda faltam fazer. Fizemos em 2018, apenas 25, por limitações de pessoal e dinheiro para pagar as despesas que envolvem o CAMPS. Queremos chegar a quase todos os Combatentes. O ideal era todos, mas estamos limitados financeiramente. Atendendo a casos complicados com alguns Combatentes, a semana passada começamos a olhar projecto que a LC apoia, pois o nosso
Armário, que tem o nome de “DESPENSA-SE, se precisas tira, se podes dá
”, com Alim e roupa, colocado na casa das colectividades e o apoio em
medicamentos começa a ser pouco».

Militares a Condecorar
Por ter participado em Operação de Missão de paz, no Kosovo, incluído na 1ª Companhia
Atiradores, do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizada, do RI 13 de Vila Real, na
KFOR/NATO, entre Setembro de 2016 a Abril de 2017.
- Tiago André Ferreira Andrade

Combatentes na Guerra Colonial
- Domingos Teixeira Lopes Cunha – Angola 1964-1965
- Manuel Fernando Almeida – Angola 1964-1966

Condecorações impostas pelo Coronel Leal Teixeira.


A Liga Combatentes, Núcleo Vizela reconheceu ainda «o trabalho, dedicação e
carinho dedicado à nossa Instituição, Liga dos Combatentes, de forma voluntária e
gratuito, à Drªa Raquel Freitas, como psicóloga no CAMPS – Centro de Apoio Médico e
Psicológico, Social e Psiquiátrico, acompanhando casos clínicos psicológicos a
Combatentes e familiares.
e o Engº Adelino Campante, reconhecido pela forma solidária como tem ajudado no projecto CAMPS.




Partilhar