Professor António Bastos reconhecido

Alguns amigos promoveram uma festa surpresa ao professor vizelense (à esquerda na foto ao lado de José Lobo dos Trovadores do Cano que ofereceu uma gravura em chapa dourada com a imagem do distinguido) que durante muito tempo liderou a Associação Projecto.


António Faria Bastos desenvolveu importantes papéis em Vizela ao nível da cultura e do desporto com especial destaque no desporto para o andebol e xadrez, tendo treinador equipas de formação na Fundação Jorge Antunes e CCD de Santa Eulália. Ao nível do xadrez promoveu diversos campeonatos em Vizela e formou várias equipas federadas tendo como base a aprendizagem deste jogo. Foi professor de ginástica com início na década de 70 no Ciclo de Vizela.
Na Associação Projecto - sediada por cima do Callidas Club -, da qual foi fundador, desenvolveu muitas atividades culturais nomeadamente junto dos mais jovens destacando-se a realização do Etno Vizela no Parque das Termas onde eram evidenciados os produtos da terra, desde a música à gastronomia, etc.
António Bastos, professor de educação física em Lustosa, foi também redator de vários jornais tendo exercido a chefia de redação do Notícias de Vizela.
Este encontro de amigos que nutrem grande carinho por António Bastos, entre eles professores da escola onde lecciona entre os quais o seu Diretor, partiu duma ideia de Olívia Couto e Francisco Salgado que decidiram desta forma singela «dar um abraço de parabéns a António Bastos que completou recentemente mais um aniversário»..
Alguns dos presentes referiram que António Bastos era merecedor de um reconhecimento municipal pelo que fez pela cultura e desporto de Vizela ainda antes da criação do concelho num período muito difícil para o desenvolvimento daquelas atividades.




Partilhar