8 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

1877 - Nasceu a corporação de Bombeiros de Vizela. No retrato o seu primeiro Comandante e fundador ARMINDO PEREIRA DA COSTA.

1881 - É domingo e é solenemente inaugurado o Estabelecimento Termal de Vizela, pelas 14 horas, procedendo à bênção das águas e do edifício Monsenhor João Rebelo Cardoso de Menezes, em representação do arcebispo de Braga, estando presentes ao acto todas as entidades oficiais do concelho de Guimarães, o conselho médioc das termas e direção da Companhia dos Banhos de Vizela, tendo também tomada parte uma força do Regimento de Infantaria 10, que nesta altura fazia a guarnição militar de Guimarães. Duas bandas de música tocaram durante o acto, deram-se salvas de morteiros e subiram ao ar numerosos foguetes seguindo-se um convívio no Hotel Cruzeiro do Sul.

1385 - Carta régia de D. João I concede a Afonso Lourenço, vassalo do rei e morador em Guimarães, as rendas e direitos sobre Vizela.

1877 – Fundação da Corporação de Bombeiros de Vizela, com 30 homens fardados a rigor, mais tarde denominada com o título honorífico de «Real Associação».
O seu fundador e primeiro Comandante foi Armindo Pereira da Costa que foi também o primeiro Chefe da Estação Telégrafo Postal de Vizela fundada em 1878.
Sendo em 1877 Vizela uma vila com sete hotéis e inúmeras habitações justifica-se a fundação de uma corporação de bombeiros que desfilou pela primeira vez a 8 de Maio.



1881  - É inaugurado o Balneário Termal da Companhia dos Banhos de Vizela. O jornal vimararense O Formigueiro publicou a notícia supra fotografada dando conta de grande festa em Vizela com as ruas enfeitadas com flores e foguetes no ar. A cerimónia inaugurativa contou com a presença do "Monsenhor Menezes, representante do Arcebispo primaz das Hespanhas, governador civil do distrito, câmara municipal de Guimarães(...) tocaram-se os hinos nacionais, houve arraial e lanche».
Neste ano as Termas forneceram 71.689 banhos que renderam 7.748 reis já que 20 mil foram grátis.

1940 - Real Associação presta homenagem póstuma no cemitério de S. João das Caldas a António Feliciano da Silva Caldas, ex-comandante, no 63º . Aniversário da fundação.

1943 - Nos 66 anos da Real Associação, a Direção presta homenagem póstuma ao 2º Comandante João Ribeiro de Freitas Guimarães com a deposição de uma lápide na sua campa em S. João.


1949 - Flávio Faria (1912-1977) toma posse como comandante no 72⁰ aniversário da Real Associação. É o sexto Comandante da Corporação Vizelense.

1958 - Mendonça Pinto, Comandante dos Bombeiros de Vizela, é condecorado pela Direcção com a Medalha de Prata 10 Anos de Bons Serviços.

1960 - A Direcção dos Bombeiros descerra uma lápide na rua Joaquim Pinto na casa onde viveu o morreu o médico-ajudante, Dr. Alfredo Pinto Sousa e Castro..

1967 - Direção dos Bombeiros apela à participação da população no 90º aniversário da Real Associação desafiando os vizelenses a passarem pelo quartel e assinarem o livro de Honra.



1967 – O Futebol Clube de Vizela sagra-se pela primeira vez campeão Nacional da III Divisão da época 1966-67.

1968 - Mendonça Pinto é condecorado pela Direcção com a Medalha de Prata 20 Anos de Bons Serviços.



1975 - Dez irmãos da família Peixoto integram a Fanfarra dos Bombeiros de Vizela.



1977 - Com grande pompa, os Bombeiros de Vizela celebram o seu Centenário. José Luís de Almeida era o Presidente, Mendonça Pinto o Comandante.
1977 - Pelo preço de 5 escudos (25 centimos) cada exemplar, é lançada uma edição especial do Notícias de Vizela, dirigido por Francisco Armindo Pereira da Costa, com o maior número de páginas da sua história (24) sobre o centenário da Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

1977 - O Ministro da Administração Interna, tenente-coronel Costa Brás, deslocado a Vizela para presidir ao centenário dos Bombeiros de Vizela, recebe em audiência o MRCV no Hotel Sul Americano.



1988 - Inauguração do Quartel dos Bombeiros de Vizela pelo Ministro Valente de Oliveira. Na foto o Ministro das Obras Públicas, Valente de Oliveira a discursar no Hotel Sul Americano.

2010 - Vítor Teixeira Cunha é eleito líder do Bloco de Esquerda de Vizela.

2012 - Treinador João Fernando renova contrato com o Santa Eulália depois de elevar este clube à III Divisão nacional.

2022 - Bombeiros de Vizela comemoram 145 anos tendo como presidente José Manuel Pires e Comandante Paulo Félix. O padre Constantino, capelão dos Bombeiros, recebe o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses.

2022 - O Vizela recebe o Marítimo em jogo decisivo para a permanência na época seguinte na I Liga.

2023 - Para celebrar os 146 anos de fundação,  os bombeiros de Vizela cortam o bolo com a população na Praça da República onde colocam as viaturas, sobretudo a auto-escada, ao serviço das escolas do concelho.

NESTA DATA NASCEU
1991 - Aníbal Capela, jogador emprestado pelo SC Braga ao FC Vizela em 2010-2011. 
1941 - José António Pinto, Chefe CNE.
1997 - Rodrigo Escoval defesa FCV 2023-24.

FALECEU NESTA DATA
2023 - João Manuel Freitas Costa (S.Miguel)
2023 - Júlio Silva Ferreira (S.Eulália)

Eventos históricos

1902: Erupção do Monte Pelée.

Partilhar