Cartão do Cidadão: atrasos na emissão geram aumento de 133% das queixas

Em Vizela já há pessoas que vão marcar lugar às 5 horas da madrugada para a porta da Conservatória do Registo Civil e Predial, na Praceta 19 de Março, para tirar senha a troco duma gorjeta.

EM VIZELA QUEM PRECISAR DE IR AO WC COMO É?

 O problema é a nível nacional e Vizela não foge à regra: tirar o Cartão de Cidadão é uma dor de cabeça.
A nível nacional os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão e o mau atendimento (elevado tempo de espera para atendimento ou ausência de resposta aos pedidos de informação), representam os principais motivos das queixas apresentadas no Portal da Queixa.
Por outro lado os vizelenses, para além das demoras, queixam-se (na rua) contra as instalações do RCPV já que não há casas de banho específicas para o público e a sala de espera torna-se muitas vezes minúscula com tantas pessoas ficando várias de pé à entrada.

Homens disponíveis, que não trabalham, têm feito em Vizela o papel de tarefeiros indo para a porta do Registo marcar vez a pedido de quem precisa tirar o cartão de cidadão pois o número de senhas é muito limitado e esgota depressa. Alguns recebem 5 ou 10 euros de gorjeta. Por volta das 5 horas da manhã já estão na cabeça da fila e ali aguardam até que chegue a pessoa que lhes pediu esse serviço. Esta é uma das provas da falta de paciência dos utentes.

NOVAS INSTALAÇÕES? 
Muitos vizelenses defendem que a sede da Conservatória do Registo Civil e Predial de Vizela devia mudar de local para espaço mais amplo, acessível e com casas de banho para homens e mulheres. Há mesmo que aponte que o edifício da Câmara Municipal de Vizela poderia albergar estes serviços tal a sua dimensão.
O ddV sabe que o presidente Victor Hugo Salgado tem este processo em mãos, pois o edil tem ouvido o lamento de muitos vizelenses que se queixam não só do atraso e dificuldades em tirar o cartão de cidadão mas também da pequenez da sala de atendimento do Registo onde não há wc específico para o público recorrendo muitos utentes às casas de banho dos cafés mais próximos.
O Presidente da Câmara já estabeleceu inclusive contatos com o Ministério da Justiça de forma a tentar encontrar-se uma solução para o problema que afeta todos queles que precisam de ter a sua identificação atualizada.

MUITAS QUEIXAS
O Portal da Queixa - referência nacional em matéria de consumo -, detetou a nível nacional um aumento das reclamações dirigidas ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN). Os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão lideram as reclamações registadas na maior rede social de consumidores de Portugal, verificando-se um aumento de 133% nos últimos 12 meses, face ao período homólogo.

Entre 12 maio de 2017 e 12 de maio de 2018, o Portal da Queixa recebeu 219 reclamações dirigidas ao IRN. Por seu turno, entre 12 de maio de 2018 e 12 de maio de 2019, constatou-se uma subida de 38% do número de queixas apresentadas (301 reclamações).
O aumento das reclamações é revelador da insatisfação dos consumidores e os casos reportados atestam o mau funcionamento do serviço. Só este ano, já existem 144 reclamações contra o IRN registadas no Portal da Queixa .
Em ambos os períodos analisados pela equipa do Portal da Queixa, os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão e o mau atendimento (elevado tempo de espera para atendimento ou ausência de resposta aos pedidos de informação), representam os principais motivos das queixas apresentadas.


Partilhar