Esterilização de cães e gatos no concelho de Vizela

Executivo municipal de Vizela salienta que o seu objetivo nesta matéria "passa por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes, em contraponto com o que acontecia até agora".



No seguimento da reestruturação em curso do setor veterinário municipal, tendo em vista a construção de um plano integrado para este setor, a Câmara Municipal de Vizela viu aprovada a candidatura a apoio financeiro da DGAV para esterilização de cães e gatos de companhia constante do Despacho nº 2301/2019, de 22 de fevereiro.

A esterilização de animais errantes é uma das medidas que constam do programa Vizela ProAnimal, recentemente apresentado pela Câmara Municipal e que o Executivo refere pretender desenvolver a curto e médio prazo, para estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.

CHEQUE VETERINÁRIO

A CMV acrescenta que "encontra-se em fase de aprovação e posterior assinatura da candidatura do Município de Vizela à implementação do “Programa Cheque Veterinário da OMV”, cujo protocolo permitirá iniciar a execução das esterilizações dos animais “em risco” – errantes, de famílias carenciadas e colónias municipais de gatos –, até que Vizela edifique o futuro Centro de Recolha de animais errantes, que incorporará uma sala de cirurgias para o efeito".

De realçar que desde que este Executivo tomou posse, a Câmara Municipal de Vizela entregou uma maior atenção a esta matéria, que foi completamente descurada nos mandatos anteriores, mas que é sem duvida uma situação preocupante de preservação do bem-estar animal.

O objetivo deste Executivo passa assim por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes, em contraponto com o que acontecia até agora nesta matéria.

A aprovação desta candidatura a apoio financeiro de promoção da campanha de apoio à esterilização de cães e gatos revela-se de extrema importância em termos de atuação no que diz respeito ao controlo da população de animais errantes no Concelho.

Partilhar