"No Rasto das Lontras"

Chega a Vizela, numa organização conjunta com várias entidades, um workshop onde serão abordados vários aspetos da ecologia e conservação das lontras-europeias (Lutra lutra) em Portugal.
Os participantes irão ainda ter a oportunidade de procurar vestígios deste animal (ex. pegadas) e participar num projeto de ciência cidadã. Desta forma, irão ajudar a perceber quais os habitats preferidos por esta espécie e quais as regiões onde ela é mais abundante no nosso país.
Projeto " Natura + " foi lançado a 14 de janeiro do presente ano e esta atividade fará parte integrante de uma tese desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências (FCUP) e nasce da cooperação de quatro entidades: CESAM (Universidade de Aveiro), CIIMAR , GreenUPorto e Faculdade de Ciências (Universidade do Porto).
A Natura + tem como missão divulgar a Rede Natura 2000 e a vida selvagem que esta alberga em Portugal. Pretende também, com o apoio dos cidadãos, reunir informação científica útil para a monitorização e gestão dos sítios portugueses desta rede internacional de áreas protegidas. Para isso, o projeto aposta numa forte presença nas redes sociais e na disponibilização de atividades de ciência cidadã direcionadas para o público em geral e para as escolas.

Partilhar