Vizela recebe hoje Entronização da Confraria dos Gastrónomos do Minho

Este sábado de manhã




A gastronomia vizelense traduz-se num dos pontos fundamentais do Plano Municipal de Turismo, numa aposta num triângulo dourado de sabores, sempre tendo por base aquilo que faz parte da identidade do nosso Concelho: o bolinhol, o vinho verde e o bacalhau.

Nesse seguimento, Vizela recebe no próximo sábado, dia 25 de maio, o evento Capítulo de Entronização da Confraria dos Gastrónomos do Minho.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Vizela, tem como objetivos a valorização, a promoção e a divulgação da gastronomia vizelense, com destaque para o Bacalhau à Zé do Pipo e o Bolinhol, mas também dos vinhos produzidos em Vizela.

Na cerimónia, para além de cinco outras individualidades ligadas ao turismo, à investigação e à medicina, serão entronizados duas personalidades, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado e Jorge Coelho, professor e consultor de Turismo, do Setor do Turismo do Município, ficando assim o Concelho com voz ativa em prol da gastronomia vizelense numa entidade com muito significado no âmbito da gastronomia.

A Confraria dos Gastrónomos do Minho, criada em 1984, tem tido cada vez mais relevância no panorama gastronómico regional e até nacional, sendo que os seus confrades são oriundos de diversas áreas profissionais como economia, política, turismo, advocacia, hotelaria e restauração, entre outras. Tendo como objetivos a valorização e promoção da gastronomia local e regional, materializados na participação em processos, projetos e eventos que têm vindo a catapultar a gastronomia minhota.

A entronização é um ato que pressupõe o reconhecimento das individualidades, a atribuição de responsabilidades às mesmas e decorrente disso, neste caso específico, permite o enaltecimento dos elementos mais representativos do Concelho de Vizela no que à gastronomia vizelense diz respeito.

A cerimónia terá assim ligar no próximo dia 25 de maio (sábado), nas Termas de Vizela, pelas 10.00h, com o seguinte programa:

10:00 | RECEÇAO DOS CONFRADES E CONFRARIAS CONVIDADAS

10:15 | ABERTURA DO CAPITULO DE ENTRONIZAÇÃO PELO MORDOMO MOR DA CONFRARIA DOS GASTRÓNOMOS DO MINHO

10:25 | INTERVENÇÃO DO JUIZ DA CONFRARIA DOS GASTRÓNOMOS DO MINHO

10:35 | PALESTRA SOBRE A TEMÁTICA DA GASTRONOMIA PORTUGUESA (convidado)

11:00 |PALAVRAS DE ACOLHIMENTO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA

11:10 | MOMENTO CULTURAL / MUSICAL

11:25 | CERIMÓNIA DE ENTRONIZAÇÃO

11:50 | VERDE DE HONRA

12:15 | MISSSA NA IGREJA DE S. JOÃO



De destacar que a realização desta cerimónia em Vizela vem no seguimento da vontade da Autarquia em desenvolver esforços no sentido de criar parcerias com novas entidades, que permitam exponenciar o potencial turístico de Vizela.







Partilhar