Fim de Semana da Vaca-Loura” em Vizela

Vizela, Lousada, Santa Cruz da Trapa, Canelas e Sintra foram os locais que acolheram a iniciativa pioneira a nível europeu de monitorização da vaca-loura. Ao todo a iniciativa contou com 125 participantes e foram avistadas mais de 30 vacas-louras. Os dados científicos serão tratados e divulgados no portal vacaloura.pt.


Em Vizela foram 22 participantes que pelas 20h00 do dia 22 de Junho de 2019 tiveram a oportunidade de constatar a espécie que tem sido alvo de estudo. A iniciativa contou com uma parte teórica de apresentação do projeto “Vizela Vale Encantado” e do projeto “VacaLoura.pt”, e com uma parte prática que levou os participantes para uma zona de carvalhos em Santa Eulália. Depois de 2018 terem sido registados alguns dados de avistamentos, este ano pudemos novamente registar o aparecimento de algumas espécies, onde se destaca o imponente Lucanus Cervus.

Nota de destaque ainda para o grupo de participantes que foi composto por pessoas de Vizela, Lousada, Guimarães e Vila Real. Um sinal claro que a biodiversidade vizelense atrai curiosidade não só a locais mas também de outras povoações.

A Coração Azul envia desde já um agradecimentos a todos os parceiros, a todos os presentes, ao projeto @vacaloura.pt por todo o apoio e pela oferta de material didático para transmitirmos futuramente noutros eventos. A biodiversidade passa por Vizela e brevemente o “Vizela Vale Encantado – Projeto de Valorização da Fauna Vizelense” promoverá mais atividades ambientais.


Partilhar