Rua da Rainha regressa ao passado

Tem lugar este sábado à tarde o 6º Convívio dos antigos e atuais moradores da rua Dr. Pereira Caldas, mais conhecida por Rua da Rainha. Agostinho Ribeiro, gerente da Adega Avelino situada naquela rua, lidera a organização prometendo uma tarde em cheio para todos os vizelenses que queiram
associar-se a um dia de convívio que pretende recordar grandes vivências daquela rua conhecida por

AGOSTINHO RIBEIRO
Rua da Rainha (pois seria por ali que a Rainha de Inglaterra iria passar a caminho de Tagilde, mas, segundo se queixaram os vizelenses, a monarca foi desviada daquele percurso pelos adversários de Guimarães. Há uns anos atrás a Rua da Rainha ficou também conhecida por "Rua das Viúvas" face ao elevado número de mulheres ali residentes que passavam pelo lutos por viuvez.
Nos tempos do futebol de rua da miudagem, a Rua da Rainha era uma espécie de campo de futebol de treinos onde os putos só interrompiam as jogadas para a passagem de um automóvel que entrava naquela artéria de longe a longe bem diferente dos tempos de hoje.
O ribeiro de Sá atravessa aquela rua e durante muitos anos quando enchia provocava inundações em todos os estabelecimentos, bastava que a chuva fosse mais insistente um pouco. Depois da sua limpeza geral (algo que a Câmara de Guimarães nunca se predispôs a fazer) as inundações nunca mais ocorreram.

RUA DE TRADIÇÕES
A rua ainda está impedida ao trânsito devido a uma reformulação do seu pavimento, obra que está prestes a terminar. Na rua da Rainha viveu também Cecília Ribeiro a mulher mais idosa de Vizela que morreu recentemente prestes a fazer 110 anos e teve naquela rua uma festa de aniversário única aquando a comemoração do seu centenário.
Há dois anos os pobres de Vizela também foram brindados na rua da Rainha com um jantar de Natal.
Virada para o comércio e restauração, a rua da Rainha é das artérias mais carismáticas de Vizela , tendo recebido algumas iniciativas pela mão do dinâmico Agostinho Ribeiro.
O atual presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado também cresceu no meio da miudagem da Rua da Rainha e muito recentemente esteve naquela artéria a inaugurar o Museu da Boneca de Delfina Barata, casa que terá visita no roteiro da comemoração deste sábado


PROGRAMA DO 6º CONVÍVIO
- Concentração na rua da Rainha às 16h30.
- Nomeações "Rainhas" da rua.
- Jogos tradicionais.
- Caminhada pela praça e jardim.
- Visita à Casa das Bonecas de Delfina Barata, também na mesma rua.
- Refresco em explanada na Praça da República.
- Jantar na Adega Avelino com homenagem às "Rainhas".

Partilhar