Câmara apresenta esta terça novo veículo de socorro animal

Integrado no programa Vizela ProAnimal e no seguimento da reestruturação em curso do setor veterinário municipal, a Câmara Municipal de Vizela apresenta o novo veículo de socorro móvel animal, na próxima terça feira 9 de julho, às 16 horas na Praça da República.


O programa Vizela ProAnimal é um plano integrado para este setor que a Câmara Municipal se encontra a desenvolver no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.

Acrescenta o Município: «De realçar que desde que este Executivo tomou posse, a Câmara Municipal de Vizela entregou uma maior atenção a esta matéria, que foi completamente descurada nos mandatos anteriores, mas que é sem duvida uma situação preocupante de preservação do bem-estar animal.

Nesse sentido, o Executivo procedeu à implementação de uma série de medidas, das quais se destacam: a compra de alimentos, a recuperação de uma viatura para a recolha de animais, a criação da equipa de recolha de animais, a aquisição de meios de recolha, a construção de um abrigo provisório, a construção de um projeto para Canil e Gatil Municipal, a criação de um novo lugar no mapa de pessoal para um Veterinário, a realização de uma campanha de adoção e a adoção de fardamento.

De destacar ainda que a Câmara Municipal de Vizela viu aprovada a candidatura a apoio financeiro da DGAV para esterilização de cães e gatos de companhia, que se revela de extrema importância em termos de atuação no que diz respeito ao controlo da população de animais errantes no Concelho.

Este novo veículo de socorro móvel animal tem como principal preocupação o bem-estar dos animais, aliado às diversas intervenções que têm sido efetuadas no abrigo provisório, dotando-o de melhores condições para o acolhimento dos animais errantes.

O objetivo deste Executivo passa assim por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes, em contraponto com o que acontecia até agora, em que se verificava uma total ausência de estratégia nesta matéria».

Partilhar