Comunicado do PS de Vizela

POLUIÇÃO DO RIO VIZELA; pedido ou renovação ou  CARTÃO DO CIDADÃO no Espaço do Cidadão do Município; aplicação do programa de redução de TARIFA DE TRANSPORTE PÚBLICO; REABILITAÇÃO URBANA com fundos comunitários 2014-2020 e apresentação de VOTOS DE LOUVOR, constituem temas abordados pelos Vereadores do PS na última Reunião de Câmara e preocupações já manifestadas publicamente que os Vizelenses merecem conhecer.






POLUIÇÃO DO RIO VIZELA

Considerando as sucessivas descargas poluentes no Rio Vizela, cuja despoluição está longe de ser resolvida, ao contrário do que afirma o Sr. Presidente de Câmara, os Vereadores do PS – Dora Gaspar e Horácio Vale, questionaram o edil Victor Hugo Salgado sobre as medidas tomadas para estancar este problema e qual o ponto de situação sobre a queixa contra a Águas do Norte - concessionária da exploração e da gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.
Preocupados com o sucessivo adiamento das intervenções prometidas para o Rio Vizela, esta questão merece ser o ponto central da política de uma cidade que se quer turística e amiga do Ambiente, tanto mais considerando a sua localização privilegiada junto ao Parque das Termas.
#SOSRIOVIZELA

CARTÃO DO CIDADÃO
Em face dos constrangimentos verificados para pedido ou renovação do Cartão do Cidadão (CC) no Registo Civil de Vizela, e porque uma eventual mudança de instalações pode demorar e por si só não resolverá os atrasos na emissão daquele documento, o PS entende que o Espaço do Cidadão deve poder executar essa tarefa.
Recordando que o executivo do Partido Socialista criou 5 Espaços do Cidadão no Concelho de Vizela, entendemos que pelo menos o Espaço do Cidadão localizado no edifício da Câmara Municipal pode proceder à renovação do CC, tal como já acontece noutros.
Lembrando que o Ministério da Justiça permitiu aos Espaços do Cidadão da área da capital terem essa tarefa, deve a Câmara Municipal lutar para que os Vizelenses possam de imediato deslocarem-se ao Espaço do Cidadão de Vizela, ou das freguesias, para renovaram o CC.

REABILITAÇÃO URBANA DO CENTRO DA CIDADE E DAS FREGUESIAS

Todos os fundos comunitários em aplicação no Concelho de Vizela (mais de 6 milhões) foram obtidos pelo executivo do PS na Câmara Municipal de Vizela. A saber:
- Reabilitação do centro da cidade (Praça e Jardim) e das centralidades de todas as freguesias do concelho, no âmbito do PARU – Plano de Ação para a Regeneração Urbana;
- Requalificação das ruas envolventes à Praça da República e ao Jardim Manuel Faria e, entre outras, criação da Ciclovia, no âmbito do PAMUS – Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável;
- Obras da Escola Secundária de Vizela e do respetivo Pavilhão Gimnodesportivo, que podiam já estar concluídas não fosse a confusão gerada por este executivo;
- Reabilitação do Edifício do Matadouro;
- Informatização de serviços;
- Eficiência Energética;
- Ações imateriais como “Vizela Idade+”; Cultura para Todos; Bolsa de Voluntariado;
- Estágios Profissionais e Empreendedorismo;
- Combate ao Insucesso Escolar, entre outros.

O PS lamenta que o atual Presidente da Câmara, tente esconder estes factos e continue a “sacudir a água do capote” quanto à sua responsabilidade no Município desde 2005, nomeadamente no setor financeiro.
Sobre o Aviso Norte 2020 que financiará em mais 32 milhões de euros os concelhos integrados no PARU, o PS questionou se o reforço de 600 mil euros para o concelho de Vizela se insere neste aviso ou se é um montante extraordinário? Porém, como vem sendo hábito, ficamos sem resposta!

PART – REDUÇÃO TARIFÁRIA NO PASSE DO TRANSPORTE PÚBLICO
Na reunião de Câmara de 2 de abril, os Vereadores do PS haviam já alertado o Presidente de Câmara Municipal para a necessidade de aproveitamento do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária nos transportes públicos. Porém, apesar dos bons exemplos dos concelhos vizinhos, a Câmara Municipal de Vizela não está a aproveitar as medidas deste programa nacional criado pelo PS.
Perante as propostas e alertas dos vereadores do PS, Victor Hugo Salgado acabou por dar o dito pelo não dito em relação a uma das nossas propostas, relativa ao passe escolar gratuito para os alunos do ensino secundário. Quanto às outras medidas nada foi feito: como lutar para que a CIM do Ave articule com a Área Metropolitana do Porto a redução de tarifas para quem se desloca regularmente entre os dois territórios, considerando os muitos jovens e adultos que por motivos de estudo ou de trabalho utilizam os transportes públicos; implementar a redução tarifária para as deslocações nos transportes públicos intermunicipais e aproveitar os 40% do valor global afetado para concretização do projeto de transporte de proximidade, através da criação de transporte público urbano, o qual dinamizará a mobilidade entre as freguesias e a cidade.
O programa PART que entrou em vigor em 1 de abril, representando um financiamento de 1 milhão e 385 mil euros para investir no território do Ave.

VOTOS DE LOUVOR
Por último, informamos que apesar da nova alteração ao Regimento da Câmara Municipal de Vizela, aprovado pela maioria de direita, os Vereadores do PS na Câmara Municipal de Vizela apresentaram os seguintes VOTOS DE LOUVOR, a provar na próxima reunião:
- Ao FUTEBOL CLUBE DE VIZELA – DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO, pela certificação como Entidade Formadora Certificada com 4 Estrelas, pela Federação Portuguesa de Futebol.
- Ao atleta vizelense CARLOS MONTEIRO, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional M45, na prova de 1.500 metros, do Campeonato Nacional Masters de Pista ao Ar Livre.
- À ASSOCIAÇÃO KTF, pelo seu excelente desempenho no campeonato nacional de kickboxing, ao conseguir sagrar-se vice-campeã nacional.
- Ao atleta vizelense MARCO MARTINS, pelo seu excelente primeiro lugar na prova 24 Horas BTT de Vila Nova de Famalicão.
- À VIZELGOLFE, em particular aos seus atletas FILOMENA MENDES e RICARDO DUARTE, pelo seu excelente primeiro lugar na Taça de Portugal de Minigolfe.



Caldas de Vizela
Concelhia de Vizela do Partido Socialista

Partilhar