Executivo de Guimarães aprova por unanimidade “Votos de Pesar” por Fernando Matos e António Pinto Mesquita

Unanimidade na atribuição de votos de pesar na reunião do Executivo da Câmara Municipal, realizada esta quinta feira.


O Executivo Municipal de Guimarães aprovou, por unanimidade, dois votos de pesar, pelo falecimento de Fernando Matos, maestro e presidente da direção da Banda Musical de Caldas das Taipas durante muitos anos, e ainda pelo falecimento do Embaixador António Pinto Mesquita.

Natural de Caldas das Taipas, Guimarães, Fernando Lopes de Matos foi agraciado pela Câmara Municipal de Guimarães nas Comemoração do 24 de Junho de 2011, com a Medalha de Mérito Artístico, em ouro. Foi professor de Educação Musical da Escola EB 2,3 das Taipas, bem como Maestro e Presidente da Direção da Banda Musical de Caldas das Taipas durante muitos anos e entre outras participações na vida associativa foi ainda dirigente do Clube Caçadores das Taipas, tendo sido seu Presidente de Direção em 1969 e viu ser atribuído o seu nome à Academia de Musica da vila taipense, a funcionar na antiga Escola do Pinheiral.

O Embaixador António Pinto Mesquita nasceu no Porto, em 1917, faleceu aos 102 anos e residia na Casa de Sezim, na freguesia de Nespereira, Guimarães. Para além de Embaixador, António Pinto Mesquita era Barão de Pombeiro.

Formado em direito pela Universidade de Coimbra, ocupou vários postos na Europa, América e Ásia, sendo inclusive nomeado Chefe do Protocolo de Estado, cargo que exerceu entre 1962 e 1964. Foi colocado na Embaixada de Varsóvia, onde apresentou credenciais em 1977, e cessou funções em Julho de 1979, altura em que se reformou.



























Partilhar