Folclore esteve em alta em Santa Eulália


Vídeo com extratos da atuação dos grupos do México e Espanha e ainda o catar dos parabéns na sede do Rancho liderado por Manuel Monteiro.


A noite esteve amena e o público compareceu em número grande no largo do adro onde habitualmente decorrem as festas daquela vila (e onde no próximo sábado atua Matias Damásio nas festas da padroeira).
O Festival Internacional de Santa Eulália já vem seguindo há 36 anos, mais um que a legalização do Grupo na Federação Portuguesa de Folclore, tendo os primeiros festivais decorrido no ringue do CCD ainda antes da cobertura. Outra das curiosidades é que a primeira grande transmissão do exterior da Rádio Vizela foi precisamente o festival de folclore de Santa Eulália em 1986.
Sempre muito apreciados nestes festivais são os grupos que se deslocam do estrangeiro para um périplo pelas mais diversas localidades nacionais, tendo este ano passado e atuado na vila eulalense o mexicano Iskali, de Saltilho, Coahuila e o Grupo Coros y Danzas Nossa Senhora de La Soledad de Badajos-Espanha muito aplaudidos pelo público. 

DOZE FESTIVAIS
Manuel Monteiro fala com orgulho do Grupo a que preside cuja próxima atuação é em Espanha, salientando que este ano têm em agenda a participação em 12 festivais de folclore. Da atividade deste grupo destaca-se também a parceria com a Câmara Municipal de Vizela na organização do Festival Cidade de Vizela que decorreu a 2 de junho no Parque das Termas.
No público estiveram a assistir o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, os vereadores Agostinha Freitas e Jorge Pedrosa, o Padre José Lemos, um representante da Federação de Folclore e Manuel Pedrosa presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Pires presidente dos Bombeiro entre outros convidados.
Como sempre acontece no final cantou-se na sede os parabéns ao Grupo Folclórico de Santa Eulália. que bem merece.


Partilhar