Mais vigilância contra a poluição do Rio Vizela

Utilizadores das redes sociais como o Facebook publicam diariamente fotos de focos de poluição industrial no rio Vizela. A Câmara de Vizela lançou hoje um comunicado em que diz que juntamente com o SEPNA- Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente e a Vimágua vão aumentar a fiscalização de descargas no Rio Vizela.


Regra quase geral, no verão, os vizelenses publicam fotos da descarga junto ao campo de ténis do Parque das Termas sendo visível nas fotos a espuma e muitas vezes água de cor avermelhada a cair no leito do rio. Mas o problema, segundo o entender da Câmara Municipal, nasce mais acima deste cenário que os vizelenses não gostam de ver.

No Facebook  os cibernautas lançam críticas mordazes sobretudo para a Câmara Municipal.

Hoje a autarquia lançou um comunicado à população que diz o seguinte: «No seguimento das descargas efetuadas no Rio Vizela, a Câmara Municipal, o SEPNA e a Vimágua deslocaram-se ao local.
Atendendo que não foi possivel identificar a fonte poluidora, foi efetuada a recolha da água para análise, tendo ficado acordado entre a Câmara Municipal, o SEPNA e a Vimágua proceder a um levantamento exaustivo no local, no sentido de apurar a origem da descarga.

Cumpre ainda acrescentar que face ao reportado, a Câmara Municipal, o SEPNA e a Vimágua estarão de sobreaviso durante o fim de semana para acompanhamento de qualquer nova descarga, devendo a fiscalização iniciar no início da próxima semana.

De salientar que a Câmara Municipal de Vizela considera que a despoluição do Rio Vizela é uma medida essencial para o desenvolvimento sustentado do turismo do Concelho, pelo que se torna evidente que é necessário assegurar o cumprimento e/ou respeito do plano de despoluição do Rio Vizela, nomeadamente exigindo-se e fazendo-se cumprir as normas legais aplicáveis.



Partilhar