Bloco propõe programa de transição ecológica

O Bloco de Esquerda visitou, na manhã desta sexta-feira, o Banco Português de Germoplasma Vegetal, do Instituto Nacional
de Investigação Agrária e Veterinária, em Braga, para abordar questões relacionadas com a preservação de espécies e a soberania alimentar.

No final do encontro, José Maria Cardoso, cabeça de lista do Bloco pelo circulo eleitoral de Braga, referiu a importância do Banco para “a preservação de espécies, a investigação científica e o trabalho de proximidade junto dos agricultores”.

O candidato a deputado destacou ainda que “o Bloco tem vindo a acompanhar este organismo e percebe a falta de recursos deste, tendo inclusivamente apresentado, em janeiro de 2018, um projeto de resolução na Assembleia da República, para que o Governo valorize devidamente a atividade”. Em relação aos recursos humanos, José Maria Cardoso destacou o Programa de Regularização dos Vínculos Laborais Precários (PREVPAP), “cuja concretização dependeu do empenho do Bloco”, que permitiu a regularização da situação laboral de duas pessoas.

O dirigente bloquista salientou também algumas propostas do partido nesta matéria, nomeadamente “a criação do Ministério da Ação Climática, responsável pela supervisão e transformação da economia e dos processos produtivos, articulando as pastas da Agricultura, Florestas, Ambiente, Indústria, Energia, Transportes e Ordenamento do Território no sentido da descarbonização; a transformação da agricultura e da floresta, através de um programa de transição ecológica agroflorestal, para garantir a transformação do atual modelo, centrado na monocultura e no elevado consumo de água e fatores de produção poluentes,para uma nova agricultura de menor incorporação”.

A temperatura do planeta está a aumentar e, com isso, os fenómenos metrológicos extremos são mais frequentes, pelo que temos de agir rapidamente para garantir a neutralidade carbónica da nossa economia até 2030", conclui.

Partilhar