Câmara vai responsabilizar Governo pela poluição do rio Vizela

Presidente da Câmara critica Ministro do Ambiente e Governo por não ter posto ainda em prática um despacho que impede descargas para o rio Vizela no estio de verão. Depois de já ter processado as Águas do Norte, a Câmara de Vizela salienta que a questão do rio Vizela deve passar para o domínio do Ministério Público.


Na conferência de imprensa desta manhã (com a presença de canais de TV) que decorreu no Parque das Termas, Victor Hugo salgado esteve ladeado pelo Presidente do AMAS (Associação de Mergulho e Atividades Subaquáticas de Vizela e por Vânia Guimarães responsável pelo ambiente da Câmara de Vizela. O robô que tem feito a inspeção das condutas domésticas e industriais ligadas ao rio e ribeiros afluentes serviu de cenário a esta apresentação dos posições assumidas pelo Município.
Três focos poluidores estão sinalizados: Etar de Cerzedo; na marginal ribeirinha em frente ao campo de ténis do parque e no esgoto que atravessa Vizela e desagua junto às termas de Vizela.
Victor Hugo salientou que cabe ao Ministro do Ambiente resolver a situação do rio, assegurando que a Câmara vai manter fiscalização apertada.

O autarca disse que desde 26 de maio que estão a se desenvolvidas acções em prol da defesa do rio Vizela recordando reuniões com o Ministro e Secretário de Estado do Ambiente, com os presidentes das Câmaras de Guimarães, Fafe e Felgueiras onde o rio corre, com as Aguas do Norte e outras entidades.
A Câmara vai abandonar a plataforma inicialmente constituída para tratar da despoluição do Rio «pois a mesma não corresponde», responsabilizando as entidades governamentais. Esta ação faz parte da terceira fase posta em prática: «Fomos a primeira Câmara do País a mover um processo-crime contra uma empresa de águas, no caso as Águas do Norte, por poluir o rio Vizela.Temos os relatórios prontos, é preciso agir e essa acção cabe ao sr Ministro do Ambiente e ao Minist ério Público pois atacar o ambiente é um crime público» - disse Victor Hugo Salgado.
O edil finaliza dizendo que todas as questões ambientais estão identificadas cabe ao APPA e ao sr. Ministro do Ambiente tomar medidas»


Partilhar