Feira franca de gado das Festas de Vizela nos arquivos da RTP

Arquivo da RTP mostra como eram as feiras de gado que decorriam por alturas das Festas de Vizela, no caso desta reportagem em 1973 (um ano antes da revolução de Abril).
Na foto de baixo, ao centro, Manuel Jesus da Cunha Marques, o elemento da Comissão de Festas responsável pela delicada organização. Como costuma contar este grande vizelense, que este ano foi distinguido pela Câmara Municipal de Vizela, «Nas feiras de gado havia muita rivalidade e todos queriam ter os melhores animais, era preciso pulso para ajudar o júri a decidir com imparcialidade»
Estas feiras, onde se comprava e vendia gado para além do concurso dos melhores animais, depois de rigorosas leis de saúde, viriam a ser eliminadas do programa das festas de Vizela onde eram um número muito apreciado.
Eram realizadas entre a avenida Abade de Tagilde e as ruas circundantes à Praça da República.

VEJA AQUI O VÍDEO DA RTP


Feira franca de gado bovino realizada no âmbitos das festas tradicionais de Vizela.

RESUMO DO VÍDEO
Feira: carrossel de carrinhos para crianças; cartaz das Festas de Vizela; meninos e populares junto de vacas mirandesas e leiteiras; populares negoceiam a compra e venda de gado; mãos com notas; rosto de jovem; bois engalanados.

Partilhar