Fica a faltar o busto a Joaquim Chicória

Maior compositor vizelense de todos os tempos fica com o seu nome ligado à sala de exposições do Posto de Turismo onde está patente a exposição inaugural sobre a luta de Vizela pela seu concelho

Foi inaugurada ontem à noite a Sala de Exposições Joaquim da Costa Chicória. Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, José Armando Branco, presidente da Sociedade Filarmónica Vizelense, João Vaz, presidente da Comissão de Festas de Vizela (entidade que este ano assumiu a organização das comemorações do 5 de agosto) e José Manuel Couto do Grupo A Pesada, descerram a bandeira de Vizela que cobria a placa com a foto e nome do famoso compositor vizelense Joaquim da Costa Chicória.

Como habitualmente as comemorações do 5 de agosto 82 - pela primeira vez sob a égide da Comissão de Festas de Vizela - incluíram uma romagem aos cemitérios onde foi recordada a luta dos vizelenses pela sua emancipação administrativa com deposição de flores nas campas de Sílvino Teixeira., João Vieira, Manuel Oliveira, Cândido Oliveira e Joaquim Monteiro e uma coroa que simbolizava de forma geral todos aqueles vizelenses que já partiram e deram parte da sua vida à criação do concelho.

Depois duma rua (ou parte dela) com o seu nome em S. Miguel das Caldas, Joaquim da Costa Chicória tem o seu nome ligado á sala de exposições do posto de turismo, tendo José Armando Branco pedido ao Presidente da Câmara que algo mais fosse feito para que o nome do grande compositor fosse perpetuado. Por Vizela há muito se fala na colocação de um busto de Chicória, tendo Victor Hugo Salgado deixado no ar a ideia de que alo mais será feito em referência ao compositor.
À entrada para o posto de turismo a banda da Sociedade Filarmónica Vizelense tocou o tema No Jardim de Joaquim Chicória.
As comemorações terminaram com uma sessão de fogo de artifício no largo 5 de Agosto (onde há um café com o mesmo nome), com o rufar dos tambores da Associação Família Peixoto e otocar da ronca que chamava os vizelenses para as manifestações.








Traço do caminho de ferro levantado pelos vizelenses


NOTÍCIA EM ATUALIZAÇÃO

Partilhar