Queixas contra o SEF duplicaram nos últimos 12 meses

O Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores de Portugal, continua a registar um aumento significativo do número de reclamações dirigidas ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Após o último balanço (em abril), verificou que, entre 17 de abril e 20 de agosto, foram registadas na sua plataforma 349 reclamações, uma subida de 132% face a igual período de 2018.
A análise permitiu ainda concluir que, nos últimos 12 meses, as queixas duplicaram, comparativamente com o período homólogo.


O Portal da Queixa tem acompanhado a crescente insatisfação dos cidadãos estrangeiros perante os serviços prestados pelo SEF. Recorde-se que, em abril passado, os dados tornados públicos pelo Portal da Queixa apontavam já para um contínuo aumento das reclamações dirigidas ao SEF, sendo que, a entidade reagiu na Comunicação Social afirmando que teriam como "matéria prioritária” a "melhoria do atendimento ao público para corresponder às necessidades dos cidadãos estrangeiros residentes no país."


O certo é que, uma nova análise da equipa do Portal da Queixa às reclamações recebidas permitiu concluir que não há sinais de melhoria, mas sim um aumento de 132% das reclamações recebidas entre 17 de abril e 20 de agosto (349 queixas), comparativamente com o período homólogo (150 queixas). Verificou-se ainda que o mês de julho de 2019 registou um número recorde de reclamações (94), corroborando que a tendência deste aumento não parece abrandar.


Queixas duplicaram num ano

Uma análise anual dos dados permitiu ainda constatar que as reclamações duplicaram num ano: de 20 de agosto 2017 a 20 de agosto 2018 foram registadas 308 reclamações e de 20 de agosto 2018 a 20 de agosto 2019, a maior rede social de consumidores de Portugal viu serem registadas na sua plataforma 676 reclamações contra o SEF.


São vários os motivos das reclamações que os cidadãos dirigem ao SEF. No entanto, a maioria reporta: a dificuldade em conseguir agendamento e a demora na entrega dos documentos.

Partilhar