Sport Club de Vizela existiu antes do Futebol Clube de Vizela

 ESTATUTOS DO SCV FOLHA PRIMEIRA DE 17 FOLHAS
O vizelense António Cunha (músico da banda da Sociedade Filarmónica Vizelense) tem-se dedicado a descobrir documentos, em arquivos de bibliotecas, em jornais antigos e ou em páginas online, da história de Vizela desconhecidas do grande público. Desta vez trouxe à luz do dia documentos que certificam o registo do Sport Club de Vizela em 1925 e um recorte de jornal que dá conta de um jogo deste clubecem Vizela com o «afamado onze verde do Porto». O Futebol Clube de Vizela foi fundado 14 anos depois (1 de janeiro de 1939).


António Cunha, vizelense a residir em Guimarães com a sua jovem família, mas aguardando disponibilidade duma casa para se mudar para Vizela, tem pronto um profundo estudo sobre as bandas de Vizela que aguarda apoio para ser lançado. Entretanto vai pesquisando a história de Vizela
noutras áreas, tendo descoberto recentemente dados que dão conta da extinta existência da Capela Nossa Senhora da Ajuda junto à Ponte Romana onde ainda se pode ver o arco de entrada (acesso ao grande escadario da Casa da Mata do vizelense João Oliveira, capela onde casou o saudoso provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, Fonseca e Castro) e esta semana descobriu os dados que aqui se publicam sobre o Sport Club de Vizela. Desconhece-se (ainda) porque acabou este clube e onde era o campo onde jogava, não estando fora de hipótese ter sido a Lameira (Praça da República) ou um campo no lugar da Barrosa também em S. Miguel das Caldas.


“Sport Club de Vizela”, fundado em 11 de setembro de 1925.
Associação desportiva, sediada em Vizela. Penso que será o primeiro club de futebol "Oficial" de Vizela.
GOVERNADOR CIVIL DE BRAGA RECONHECE O SCV

FOLHA FINAL DOS ESTATUTOS

Esta associação tinha como principal objetivo promover o desenvolvimento e prática dos desportos atléticos especialmente ao ar livre. As cores representativas da associação era o verde e branco, e o artigo nº 33 dos estatutos já contemplava um delegado desportivo e um capitão geral de foot-ball.

A Comissão iniciadora desta associação era constituída pelos Sr. Manuel Feliciano d´Araújo e Silva Caldas; António Fernandes Oliveira; João Campelos; Oliveira; Jerónimo Saraiva; Joaquim Manuel Ferreira e Francisco Alves.

Os estatutos são constituídos por 17 folhas e encontra-se no Arquivo distrital de Braga. A equipa de futebol da associação “Sport Club de Vizela”, jogou com a equipa do Porto “Onze Verde” em agosto de 1926, no campo de jogos em Vizela, como nos refere o jornal “Ecos de Guimarães” de 28 de agosto de 1926.

Partilhar