Antigo matadouro vira Casa da Cultura


A Câmara Municipal vai proceder ao lançamento da primeira pedra da obra da Casa da Cultura, hoje dia 11 de setembro (quarta-feira), pelas 17 horas. Na foto de baixo, de 1990, o Matadouro abandonado pela Câmara de Guimarães.


A Casa da Cultura será instalada no edifício do antigo matadouro de Vizela na União de Freguesias de Caldas de Vizela (S. Miguel e S. João), nos limites do aglomerado urbano da própria Cidade em Frades.

Esta obra vem no seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela implementado por este Executivo Municipal através do Plano de Ação - Regeneração Urbana Sustentável - RUS, que integra um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, potenciando a sua atratividade e reforçando a identidade do centro, para que esta não se perca ou sofra descaracterizações, dando uma nova vida a esta área, ao mesmo tempo que potencia a intervenção dos privados.

Com a obra da Casa da Cultura, a Câmara Municipal pretende recuperar um edifício centenário, de matriz tradicional construtiva, transformando-o numa Casa da Cultura de Vizela, recuperando o imóvel nas suas características físicas tradicionais e transformando e adaptando o seu interior para atividades culturais a desenvolver em Vizela.


ARTÉRIAS TAMBÉM SERÃO ENEFICIADAS
Neste Plano de Ação destaca-se a obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, mas também de todas as artérias adjacentes, tal como a Rua Doutor Abílio Torres, a Av. dos Bombeiros Voluntários, a Rua Doutor Pereira Caldas (Rua da Rainha), a Rua Joaquim Pinto, a Rua Ferreira Caldas, a Av. Eng. Sá e Melo, o parque de estacionamento no Fórum Vizela e ainda a Casa da Cultura.

Na vertente mais sustentável, este Plano integra ainda a requalificação do Parque das Termas, um projeto de fundo para a maior revitalização do Parque das Termas de Vizela das últimas décadas; a requalificação das margens e leito do Rio Vizela; e a criação de uma ciclovia, que fará a ligação da Freguesia de Infias à Marginal Ribeirinha.

Este Plano de Ação - Regeneração Urbana Sustentável - RUS integra um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, num investimento de cerca e 3,5M€, sendo investimento próprio de 1M€, e que irá tornar irreconhecível o centro urbano de Vizela.


Partilhar