Fim dos sacos do lixo nos passeios

A partir desta terça feira, 1 de outubro, a recolha de lixo tem novas regras. Os sacos vão deixar de estar expostos a céu aberto e o camião de recolha vai passar menos vezes cortando nas despesas, "um milhão de euros poupados em dez anos" contabiliza a CMV. Esta tarde decorreu a apresentação do novo sistema (foto).


Sistema de recolha por contentorização inicia amanhã


No seguimento da implementação do programa ‘Vizela Mais Limpa’, a Câmara Municipal de Vizela fez esta tarde uma ação de sensibilização, para marcar a entrada em funcionamento do novo sistema de recolha por contentorização.

Os novos 54 contentores enterrados no centro da cidade entram em funcionamento a partir da amanhã, dia 1 de outubro e vem substituir o atual sistema de recolha de resíduos urbanos, exclusivamente efetuado por porta-a-porta, por um serviço de recolha misto, ou seja porta-a-porta e contentorização.

Nesta ação, o Presidente da Câmara Municipal destacou que há dois anos atrás, altura em que este Executivo tomou posse, Vizela encontrava-se muitos anos atrasada no que diz respeito à política de gestão de resíduos, pelo que decidiu alterar por completo a política ambiental em vigor na Autarquia, através da implementação do programa ‘Vizela Mais Limpa’, que tem tendo como objetivo fundamental a melhoria substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses, estimando uma poupança de um milhão de euros em 10 anos.

Victor Hugo Salgado destacou ainda as mais-valias do serviço de recolha por contentorização que, por vários motivos, é técnica e ambientalmente mais vantajoso face ao sistema atualmente existente, permitindo não só uma redução com os custos de recolha, mas, acima de tudo, proporciona um ambiente mais limpo e agradável.

O sistema por contentorização vai substituir o atual sistema de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta, tendo sido instalados 54 contentores enterrados no centro da cidade, seguindo-se a colocação de 66 contentores semienterrados em todas as freguesias.

De realçar que o programa ‘Vizela Mais Limpa’ tem como objetivo melhorar de forma substancial a qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses, através da:

- substituição do sistema atual de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta por um sistema progressivo de contentorização;

- aquisição de varredora mecânica;

- aquisição de camião de limpeza urbana;

- colocação de contentores de recolha seletiva;

- e promoção de ações de sensibilização.

«Porque sabemos que os vizelenses estão sensibilizados para as questões ambientais e empenhados em contribuir para um ambiente mais saudável, a Câmara Municipal apela à colaboração de todos os vizelenses para o sucesso desta medida, depositando os seus resíduos nestes novos equipamentos, contribuindo para o sucesso desta medida e provando que este sistema se transformou numa mais-valia para o Concelho» - disse o presidente da Câmara.

Partilhar