PSD quer recuperar função dos guarda-rios

André Coelho Lima foi a Vieira do Minho conhecer a nascente do rio Ave




A valorização dos recursos hídricos do distrito de Braga é uma aposta prioritária da candidatura do PSD à Assembleia da República liderada por André Coelho Lima, tendo como objetivo o desenvolvimento sustentado do território, a proteção do ambiente e a defesa da qualidade de vida das populações.

Trata-se de uma opção reiterada pelos candidatos socialdemocratas e que Coelho Lima teve ontem a oportunidade de reforçar em Vieira do Minho, numa incursão até à nascente do rio Ave, de onde a água parte em estado puro e da qual André Coelho Lima fez questão de beber diretamente.

O problema surge depois com a poluição provocada pela intervenção humana, com efeitos em concelhos a montante e que levam a candidatura do PSD a assumir como um compromisso prioritário a despoluição da bacia hidrográfica do Ave - que envolve ainda concelhos como Póvoa de Lanhoso, Guimarães, Vizela e Vila Nova de Famalicão.

Acompanhado pelo presidente da Câmara António Cardoso, o cabeça-de-lista socialdemocrata sublinhou a proposta do PSD para reabilitar as funções que eram desempenhadas pelos "guarda-rios", como exemplo do efeito prático e efetivo da política de proximidade na "defesa dos recursos de que dispomos nos nossos territórios".

O PSD propõe que a função dos guarda-rios seja retomada no âmbito do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e da GNR. A estratégica passa ainda por reforçar as competências das administrações de Região Hidrográfica para uma maior capacidade de intervenção ao nível das bacias hidrográficas.

André Coelho Lima chamou a atenção para as diferentes necessidades e especificidades de cada rio e bacia hidrográfica, como se evidencia entre o Ave e o Cávado - rio que já percorreu também nesta campanha, num percurso efetuado de barco em Barcelos.

A candidatura do PSD à Assembleia da República pretendem ainda impulsionar uma maior ligação da gestão da água às Instituições de Ensino Superior e às suas unidades de investigação, que têm múltiplos projetos de monitorização dos recursos hídricos, das suas margens e usos.

Partilhar