Reunião da Câmara decorreu no requalificado Arquivo Municipal

A reunião ordinária da Câmara Municipal teve lugar esta manhã, pela primeira vez, no recém reestruturado Arquivo Municipal. A autarquia enviou à Imprensa a foto que ilustra esta publicação mostrando como estava aquele espaço antes deste Executivo tomar posse e agora.


Na nota enviada pode-se ler:
«De destacar que desde que tomou posse, a reorganização do Arquivo Municipal da Câmara Municipal foi uma das primeiras medidas criadas por este Executivo Municipal, no seguimento da política de reorganização administrativa e funcional dos serviços e espaços municipais, implementada no início deste mandato.

Assim, a Câmara Municipal promoveu uma intervenção de fundo naquele espaço no sentido de dar uma maior capacidade de resposta e prestar um serviço de qualidade nesta área. Assim, esta intervenção assentou essencialmente em três vertentes: a primeira, a recuperação do espaço físico do arquivo; a segunda, a recuperação da forma de armazenamento dos documentos; e a terceira, o reforço da equipa de funcionários afetos a este serviço.

De destacar ainda que no final do ano transato entrou em vigor o primeiro Regulamento do Arquivo Municipal de Vizela, tendo o mesmo sido publicado em Diário da República, após discussão pública e aprovação nos órgãos municipais.

A Câmara Municipal entendeu, assim, ser premente a reformulação de todo o setor do arquivo Municipal, através da definição dos princípios de funcionamento do Arquivo Municipal, da criação de metodologias que visam implementar uma política de gestão integrada da documentação produzida e recebida pelo Município de Vizela, assim como os procedimentos administrativos e técnicos inerentes ao tratamento e conservação da documentação e o acesso por parte de terceiros aos documentos arquivados».

Partilhar