Rio e acesso à auto-estrada na agenda de Coelho de Lima em Vizela

Candidatos a deputados liderados por Coelho Lima assumem como prioritária a despoluição da bacia hidrográfica do Ave




O rio Vizela estava hoje de cor vermelha, acastanhada, não deixando dúvidas sobre a atual situação de um dos rios mais poluídos da Europa. A candidatura do PSD à Assembleia da República pelo distrito de Braga, liderada por André Coelho Lima, manifestou "o maior repúdio" e uma "forte condenação" pela falha inaceitável do Estado, com impacto extremamente negativo na qualidade de vida das pessoas e nas potencialidades de desenvolvimento deste território.

Em reunião com o executivo municipal presidido por Victor Hugo Salgado, em Vizela, Coelho Lima assumiu a despoluição do rio e da bacia hidrográfica do Ave como uma prioridade no "caderno de encargos" com o distrito que os candidatos do PSD a deputados querem assumir no trabalho na Assembleia da República.

"A despoluição é objetivo central para a humanidade. As populações e as instituições locais estão absolutamente focadas em defender o rio. Não se compreende que seja o Estado a falhar desta forma tão grave e reiterada", assumiu o cabeça-de-lista do PSD.

Rio "vermelho" de Vizela
incentiva PSD a reforçar
luta contra a poluição



Acompanhado pela candidata vizelense Cidália Faria e pela também deputada Carla Marques Mendes, Coelho Lima Lamentou que o governo do PS se tenha preocupado mais em fazer anúncios pomposos sobre um pleno de requalificação do rio que nunca concretizou - "um número político", como descreveu o autarca independente Victor Hugo Salgado -, do que realmente resolver o problema.

Em contraponto, Coelho Lima elogiou os esforços da comunidade local na defesa do rio, como a AMAS - Associação de Mergulho e Atividades Subaquáticas de Vizela, que promove e organiza atividades no rio, apesar de todos os constrangimentos. O líder socialdemocrata enalteceu ainda os esforços do município vizelense, que fez já um levantamento exaustivo de todos os focos de poluição do rio Vizela, desde a ETAR de Serzedo, cujas descargas são a maior fonte poluidora.

A Câmara Municipal está apostada em eliminar todos os 27 pontos de poluição identificados ao longo do rio, mas reconhece que há três pontos mais graves que dependem do Ministério do Ambiente, para os quais os candidatos a deputados do PSD prometem dar atenção. Até porque - como frisou André Coelho Lima - "a defesa dos recursos hídricos é uma causa absolutamente prioritária para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida".


Acesso à autoestrada

O cabeça-de-lista dos socialdemocratas comprometeu-se ainda a lutar por encontrar uma solução que viabilize a construção da ligação de Vizela à A7, uma vez que se trata - conforme destacou o presidente da Câmara local - do único concelho de grande densidade populacional do país ainda sem uma acesso direto a uma auoestrada.

A via reclamada é uma obra que não fazia parte do Plano Nacional de Investimentos 2030 inicialmente proposto pelo atual governo socialista, mas que foi introduzida por iniciativa do PSD.

Esta é uma via que os candidatos socialdemocratas consideram estruturante e importante para o desenvolvimento económico da região, tal como a construção de acessos a parques industriais, nomeadamente em Celorico de Basto e em Vila Verde, a Área Empresarial do AvePark e a alternativa à EN 14 Vila Nova de Famalicão – Maia.


Partilhar