1 DE OUTUBRO E A HISTÓRIA


1903 - Vizelense José Pinto de Sousa e Casto é eleito vereador da Câmara de Guimarães para o triénio 1903-1905.


1905 - Vizelense Francisco de Sousa Salgado é eleito vereador da Câmara Municipal de Guimarães no mandato 1905-1907 e 1908-1910.


1993 - É inaugurada na Fundação Jorge Antunes a maior exposição de sempre em Vizela. No total 53 quadros dos melhores pintores do mundo como Picasso, Resende, Vieira da Silva,  Miro, Albuquerque Mendes, Almada Negreiros, Arpad Szenes, Augusto Gomes, Cargaleiro, Dali, D’Assumpção, Demee, Domindos Pinho, Eduardo Luiz, Hogan, João Penalva, José de Guimarães, Jorge Martins, Júlio Laranjo, Manuel Amado, Maria Velez, Mario Dionísio, Miró, Noronha da Costa, Paula Rego, Pedro Tudela, Pomar, Rogério Pinheiro, Sónia Delaunay, Teresa Magalhães.

1993 - O FC Vizela é afastado da edição 1993/94 da Taça de Portugal ao perder em casa com o Famalicão por 2-3 na quarta eliminatória. Antes eliminara o Lusitânia por 2-0.

1995 - António Guterres vence as eleições legislativas em Portugal e faz crescer a esperança naqueles que acreditaram na sua promessa (anos antes) de que se fosse Primeiro-ministro criaria o concelho de Vizela. Um trio de vizelenses (Manuel Marques, Pedro Paulo Pedrosa e Agostinho Ribeiro) apresenta-se em frente ao Hotel Altis em Lisboa com uma tarja a lembrar a promessa do vencedor das eleições.

2004 - É fundado por Manuel Marques o primeiro jornal digital de Vizela (e dos primeiros de Portugal com registo na ERC), o digitaldevizela.com (ddV).

2005 - FC Vizela perde em Olhão por 2-0 em jogo da sexta jornada da II Liga.

2007 - Realizam-se, durante dois dias, as Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário em Tagilde. Participam a banda da Sociedade Filarmónica Vizelense e o Grupo de Bombos da Família Peixoto. A entrega das roscas às juízas marcam a tradição.

2017 - Realizam-se as eleições autárquicas. Victor Hugo Salgado, do Movimento Vizela Sempre-Independentes, vence para a Câmara Municipal sendo eleito como o terceiro presidente desta autarquia desde a criação do concelho em 1998.
O seu Movimento venceu ainda para a Assembleia Municipal e as freguesias de Santa Eulália, Tagilde-S. Paio e S. Miguel-S. João das Caldas. A Coligação PSD-CDS venceu as freguesias de S. Adrião e Infias.

FALECEU NESTA DATA
2019 - José Gomes (S. João)

Partilhar