1 DE OUTUBRO E A HISTÓRIA


1886 - Uma explosão fez um morto e um ferido grave (?) em Vizela numa oficina de pirotecnia.

 
1903 - Vizelense José Pinto de Sousa e Casto é eleito vereador da Câmara de Guimarães para o triénio 1903-1905.


1905 - O jornal Echos de Vizella faz referência para um acidente com uma cliente do Hotel Sul Americano que caiu duma gerica num passeio até ao Relógio fracturando o braço. Os passeios de gerica e de burro eram muito usuais nesta data.


1905 - Vizelense Francisco de Sousa Salgado é eleito vereador da Câmara Municipal de Guimarães no mandato 1905-1907 e 1908-1910.


1993 - É inaugurada na Fundação Jorge Antunes a maior exposição de sempre em Vizela. No total 53 quadros dos melhores pintores do mundo como Picasso, Resende, Vieira da Silva,  Miro, Albuquerque Mendes, Almada Negreiros, Arpad Szenes, Augusto Gomes, Cargaleiro, Dali, D’Assumpção, Demee, Domindos Pinho, Eduardo Luiz, Hogan, João Penalva, José de Guimarães, Jorge Martins, Júlio Laranjo, Manuel Amado, Maria Velez, Mario Dionísio, Miró, Noronha da Costa, Paula Rego, Pedro Tudela, Pomar, Rogério Pinheiro, Sónia Delaunay, Teresa Magalhães.

1993 - O FC Vizela é afastado da edição 1993/94 da Taça de Portugal ao perder em casa com o Famalicão por 2-3 na quarta eliminatória. Antes eliminara o Lusitânia por 2-0.

1995 - António Guterres vence as eleições legislativas em Portugal e faz crescer a esperança naqueles que acreditaram na sua promessa (anos antes) de que se fosse Primeiro-ministro criaria o concelho de Vizela. Um trio de vizelenses (Manuel Marques, Pedro Paulo Pedrosa e Agostinho Ribeiro) apresenta-se em frente ao Hotel Altis em Lisboa com uma tarja a lembrar a promessa do vencedor das eleições.
2004 - É fundado por Manuel Marques o primeiro jornal digital de Vizela (e dos primeiros de Portugal com registo na ERC), o digitaldevizela.com (ddV).

2005 - FC Vizela perde em Olhão por 2-0 em jogo da sexta jornada da II Liga.

2007 - Realizam-se, durante dois dias, as Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário em Tagilde. Participam a banda da Sociedade Filarmónica Vizelense e o Grupo de Bombos da Família Peixoto. A entrega das roscas às juízas marcam a tradição.

2017 - Realizam-se as eleições autárquicas. Victor Hugo Salgado, do Movimento Vizela Sempre-Independentes, vence para a Câmara Municipal sendo eleito como o terceiro presidente desta autarquia desde a criação do concelho em 1998.
O seu Movimento venceu ainda para a Assembleia Municipal e as freguesias de Santa Eulália, Tagilde-S. Paio e S. Miguel-S. João das Caldas. A Coligação PSD-CDS venceu as freguesias de S. Adrião e Infias.

2019 - Começa deposição de resíduos para recolha nos contentores enterrados instalados, em detrimento da deposição de sacos na via pública para recolha na cidade a horas e dias marcados.


.

2022 - O Vizela vence em casa o Portimonense em jogo da 8ª jornada da I Liga com golo de Anderson. Foi o primeiro jogo da nova SAD presidida por Joaquim Ribeiro (à direita na foto). 

NASCEU NESTA DATA

- Teresa de Jesus Melo, professora, ex-minigolfista.

FALECEU NESTA DATA
2003 - José Gomes (S. João)

2003 - José Gomes - Pensão Nacional

2021 - Deolinda da Silva do Vale (S. Miguel) 

2021 - Joaquim da Silva (Santa Eulália)

Eventos históricos

1908: Ford T

 

 

Partilhar