14 OUTUBRO DATAS DA HISTÓRIA


2018 - Realiza-se o 'Vizela em Festa' no Parque das Termas e Marginal Ribeirinha com destaque para a atuação de José Cid acompanhado pela banda da Sociedade Filarmónica Vizelense.



1983 -
Câmara de Guimarães encerra todos os seus serviços numa posição de força contra a pretensa criação do concelho de Vizela e convoca uma manifestação.

2018 - FC Vizela, treinado por Rui Amorim, soma a sétima vitória consecutiva no Campeonato em Pedras Salgadas tendo marcado no total 28 golos sem sofrer algum.


2017 - Toma posse a nova Câmara e Assembleia Municipal de Vizela eleita a 1 de outubro. Victor Hugo Salgado assumiu a presidência da Câmara e Fernando Carvalho a presidência da Assembleia Municipal de Vizela ambos do Movimento Vizela Sempre-Victor Hugo Salgado 2017.

1998 - Uma mulher de S. Salvador de Tagilde, conhecida por Marquinhas, faleceu repentinamente em frente ao altar de Nossa Senhora do Rosário da igreja desta freguesia. O altar que ela ornamentava há 50 anos. Tinha por desejo ir vestida na urna com um manto igual ao de Nossa Senhora o que aconteceu.
1998 - Centro de Saúde de Vizela promove uma festa de despedida ao médico Francisco Ferreira que vai exercer a profissão de Presidente da Comissão Instaladora do Município de Vizela.

1998 - Joaquim Ribeiro, 79 anos, industrial de calçado de Regilde, é homenageado pelo Rotary Club de Vizela.


1956 - É inaugurado o edifício sede da Casa do Povo de Vizela por Henrique Veiga Macedo, Ministro da Previdência. Construção do prédio custou 221.736.40 escudos (cerca de mil e cem euros).
José Ribeiro Ferreira é o presidente da Casa do Povo.

1954 - É eleita a nova direcção do Futebol Clube de Vizela. Presidente da Direcção: Alcino Alves; Presidente da Assembleia-geral: José Luís de Almeida e Presidente do Conselho Fiscal, Manuel de Sousa Oliveira.
(Alcino Alves viria a renunciar ao cargo pelo que nunca tomou posse como Presidente do FC Vizela tendo sido eleita uma nova direcção seis dias depois).


1945 - Aquando a visita do Ministro do Interior ao Hospital de Vizela, foi-lhe lida pelo vereador de Vizela na Câmara Municipal de Guimarães, José Ribeiro Moreira de Sá e Melo, a seguinte carta:

2021- São distribuídos em reunião os pelouros municipais: O Presidente da Câmara Victor Hugo Salgado assume os pelouros das Obras municipais, Urbanismo, Gestão financeira, Cultura, Turismo, Comunicação, Freguesias e Proteção civil. AGOSTINHA FREITAS: Educação
Arquivo, Biblioteca, Recursos Humanos
Transportes. ARNALDO SOUSA: Ambiente, Ação Social, Candidaturas, Informática, Jurídico. NUNO FARIA: Juventude, Mercados e Feiras, Sinalização e trânsito, Parque Auto e Toponímia. ANABELA OLIVEIRA: Património, Responsabilidade Civil, Notariado, Contraordenações, Fiscalização. RUI FERREIRA: Desporto, Lazer e tempos livres, Taxas e licenças, Balcão Único, Espaço do Cidadão.
 -----------------------------------------------------
NASCEU NESTA DATA
1968 - Luís Marinho, da Ovasom

FALECEU NESTA DATA
1994 - Bombeiro Manuel da Graça (S.João)
2023 - Bombeiro António Freitas (S.Miguel)

FACTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Eventos históricos

1888: O primeiro filme, Roundhay Garden Scene

Partilhar