22 DE OUTUBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

Pontes do rio Vizela foram vigiadas em 1710 devido à epidemia.




  










1710 - Acidade Guimarães e as freguesias do seu termo protegem-se de uma epidemia. Tal como hoje nos protegemos de outros vírus nos aeroportos que é a primeira barreira... os nossos antepassados fizeram-no no ano de 1720 nas pontes do concelho de Guimarães. Então, quem viesse fora do reino sem passaporte, para entrar em Guimarães e seu termo ficava sujeito ao que consta no Livro "As Epidemias em Guimarães" . ...página 128 e 129). 

Para as pontes dos Rios Ave e Vizela foram nomeados os Juízes das respetivas freguesias de VIGIAR as entradas nesses rios, Ave e Vizella. ...
Assim no RIO VIZELLA; ao Juíz de Serzedo, a ponte de Pombeiro, ao de Santo Adrião, a ponte de Nova (junto a Tagilde), ao de S. João das Caldas a ponte da sua freguesia (Ponte Velha de Vizela) e ao de Vilarinho a Ponte de Negrelos...já em anos anteriores e seguintes (a 1720) outras EPIDEMIAS aconteceram em Guimarães, e há registos que o Paço de Gominhães (S. João das Caldas) recolheu as freiras do convento de Santa Clara (edifício onde hoje está a Câmara Municipal de Guimarães) por mais de um ano...
Mais tarde, 1763; a Santa Unção saía oito vezes por dia...o povo apegou-se a S. Roque que veio ( a Sua imagem ) para Guimarães em 1673 por uma peste semelhante... S. Roque tem capela na freguesia da Costa...e nas procissões o povo cantava:

Já se retira do deserto
Roque Feliz, porque sabe
Que as pisadas que nos deixa
Ficam cheias de saudade.

1903 - Em Guimarães (Hospital) se efetuou a primeira operação cesariana !

A MÃE com a idade de 25 anos chamava-se, Maria de Almeida, filha de pai incógnito e de Anastácia de Almeida, natural da freguesia de Vilarinho ''Santo Tirso'', e residia em  S. João das Caldas ''Vizela''.
No dia 22 de Outubro de 1903, foi operada às 15 horas pelo Doutor Joaquim José de Meira, que teve por ajudantes os doutores Alberto de Sousa Lobo e Augusto de Matos Chaves, concluindo o parto de uma criança do sexo feminino às 16h30m. Saiu do hospital, curada em 28 de Novembro seguinte levando consigo a sua filha com saúde.

2007 - Albino Simões, um ribatejano residente em Santa Eulália, compra (numa semana) por 500 mil euros o edifício histórico do Café Casino e a seguir o prédio das Confecções Guilherme Caldas Peixoto por 420 mil euros.

2015 - Um trabalhador com cerca de 30 anos, natural de Amarante, morreu depois de ter ficado debaixo do trator que manobrava num monte em Infias junto à capela de Santa Ana (Alijó).

2020 - O sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal dita um FC Vizela-Boavista.

2020 - Câmara de Vizela determina encerrar todos os cemitérios do concelho no Dia de Todos os Santos devido às pandemia Covid-19.

2023 - Os padres Cândido Magalhães (Tagilde/S.Paio e Reitor de S. Bento das Peras) e Daniel Pereira (Moreira de Cónegos) assumem a administração das paróquias de Santa Maria  de Infias e S. Martinho do Conde sem pároco desde a morte do padre Adelino Rosas.

NESTA DATA NASCEU...
1989 - Rui Abreu, jogador das camadas jovens do FC Vizela promovido aos séniores nas época 2008/09...

- Augusto Magalhães 'Caçalho' fundador claque Força Azul 1982

FALECEU NESTA DATA
2013 - Ester Dias Ribeiro (S. Miguel)
2012 - Joaquim Oliveira Monteiro (Regilde)
2018 - Maria Julieta da Costa (Santa Eulália)
2019 - Maria Alice Alves Leite (S. Miguel) 

2020 - Ana Ferreira da Costa Pedrosa (S. Miguel)

2022 - Júlio Martins (Santa Eulália)

2023 - Manuel Abreu (S.Miguel)

2023 - António Pereira Freire (S.Eulália)

 Eventos históricos

1968: Resgate da tripulação da Apollo 7

 

Partilhar