26 DE OUTUBRO E A HISTÓRIA


2010 - Grande manifestação em defesa das Termas de Vizela



1903 - O Dr. Bráulio Caldas é nomeado professor no Lyceu Central de Braga dirigindo as cadeiras de latim, português, alemão e geografia.

 

1943 - Na Sessão de 26 de outubro de 1943 da Câmara Municipal de Guimarães é atribuído o nome de Ana de Sá à rua que liga as Termas à Ponte Romana. A proposta foi apresentada pelo vereador de Vizela na CMG, José Ribeiro Moreira de Sá e Melo da seguinte forma:

“Encontrando-se sem nome a artéria que tem principio na rua Dr. Abílio Torres, da Vila de Vizela, segue pela margem direita do rio do mesmo nome e termina na Ponte Velha e é monumento nacional, tenho a honra de propor que lhe seja dado o nome de “D. Ana de Sá”, (Ana Amália Moreira de Sá) poetisa dos “Murmúrios de Vizela”. Dona Ana Amália Moreira de Sá, nome abreviado de Dona Ana Amália Borges Carneiro Barreto e Couto Moreira de Sá e Melo, nasceu na casa de Sá, sita na freguesia de Santa Eulália de Barrosas em 28 de outubro de 1823, e faleceu na mesma casa aos três de abril de 1899. Era Vimaranense ilustre, pois que á data do seu nascimento a freguesia de Santa Eulália fazia parte do concelho de Guimarães e a ele dedicou alguns dos seus melhores versos».JRMSM



1999 - Portaria nº1123/99, publicada no Diário da República, II Série, cria o Centro Regional de Segurança Social de Vizela.

2004 - Realiza-se o I Encontro de Bandas Filarmónicas que durante um dia emprestam à cidade de Vizela uma sonoridade e beleza rara. Participam as bandas de Vizela, Vieira do Minho, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Póvoa de Lanhoso, Revelhe, Pevidém e Famalicão. Momento único foi a interpretação em simultâneo de todas as bandas do Hino Por Vizela sob a direcção do maestro vizelense, José Manuel Guerra.







2010 - Realiza-se uma grande manifestação em defesa da reabertura das Termas de Vizela promovida por alguns comerciantes vizelenses tendo à cabeça Agostinho Ribeiro do Restaurante Avelino.

2011 - José Luís Lopes Guimarães, fundador da Garça Real é homenageado pelo Rotary Club de Vizela na qualidade de "Profissional do Ano".

NASCEU NESTA DATA.

1941 - Maria Fernanda Pedrosa Cunha (Fernandinha, da Paróquia de S. João, na foto)
1971 - Paula Ferreira Mainini (Empresária FEMA)
1970 - Albino Vale "Labita" (Chefe do CNE de S. Miguel)


FALECEU NESTA DATA
2010 - Domingos Ribeiro (S.João)
2011 - Manuel Pinto da Silva
2011 - Maria da Glória Ribeiro de Sousa
2012 - Maria do Carmo da Costa e Silva (Moreira de Cónegos)
2012 - Benjamim Pinheiro Correia Lopes (Vizela).
2019 -Joaquim Vaz de Azevedo (Santa Eulália)

Eventos históricos

Eventos históricos

Partilhar