Arcebispo crisma 40 vizelenses este sábado

D. Jorge Ortiga chega a S. João das Caldas às 16h30 deste sábado e celebra missa meia hora depois (17h00) na igreja local com a administração do crisma a cerca de 40
crismandos, 23 de S. João e os restantes da outra paróquia da cidade de Vizela, de S. Miguel das Caldas.

O arcebispo primaz de Braga depois de dedicar o dia de sábado à visita pastoral de S. João estará na mesma missão no dia seguinte em S. Miguel das Caldas.
S. João tem como pároco o Padre José Marques Machado enquanto S. Miguel tem Constantino Matos de Sá simultaneamente arcipreste do arciprestado Guimarães-Vizela.

O QUE É O CRISMA
A Crisma ou Confirmação, segundo a doutrina da Igreja Católica, é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma (óleo de oliveira).
 Trata-se de um rito em que o ministro sagrado impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo de oliveira. "A Crisma é um sacramento que nos dá o Espírito Santo, imprime na nossa alma o caráter de soldados de Cristo, e nos faz ser perfeitos cristãos."
Ao ser batizado os pais e os padrinhos assumem sua fé e se responsabilizam por ele, e ao receber o sacramento da confirmação ele afirma por conta própria que é membro da fé católica.

Partilhar