Arrancaram obras no canil municipal de Vizela

Projeto implantado na freguesia de Infias, no valor de 259 mil euros, para criar criadas condições de alojamentos dos animais abandonados no concelho de Vizela.



No seguimento da implementação do programa Vizela ProAnimal, iniciou a obra do Canil Municipal, na Rua das Arcas, na freguesia de Infias. A obra surge no seguimento da apresentação duma candidatura ao programa estatal de incentivos financeiros para construção e modernização de centros de recolha oficial (CRO) de animais de companhia, que não foi contemplada.
Apesar da recusa desse apoio, a Câmara Municipal decidiu avançar com a construção da obra, um projeto no valor de € 259.850,00, acrescido de IVA.

O edifico é constituído por três áreas distintas:
espaço administrativo;
zona para o canil e gatil, ligados por uma pala e um pequeno corpo a poente, com jaulas de isolamento/sequestro e quarentena.

PROGRAMA PRO ANIMAL

A construção do canil municipal está integrada no programa Vizela ProAnimal, um plano integrado para este setor que a Câmara Municipal se encontra a desenvolver no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.

Neste sentido o Executivo procedeu à implementação de uma série de medidas, das quais se destacam: a compra de medicamentos e alimentos, a recolha com a criação de uma equipa, e recuperação de uma viatura e a aquisição de meios, a construção de um abrigo provisório e construção de Canil e Gatil Municipal, a Campanha de comunicação e sensibilização municipal animal, a contratação de um Veterinário, a implementação de uma Campanha de adoção, a instalação de Eco Dogs, a implementação do Cheque Animal, a Campanha de redução de errantes, a Viatura de socorro animal e a Campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de animais.

O Presidente da Câmara, Victor Hugo Salgado, revela que «O objetivo deste Executivo passa assim por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes, em contraponto com o que acontecia até agora, em que se verificava uma total ausência de estratégia nesta matéria».

Partilhar