Associação KTF de Vizela brilha no Europeu


A Associação Desportos de Combates KTF de Vizela esteve presente no campeonato Europeu IKF de Kempo com um total de 13 atletas 7 atletas na modalidade de Kempo adaptado e ainda seis nas
vertentes normais. A associação obteve um total de 5 campeões Europeus de Kempo, 5 vice-campeões europeus de Kempo e 8 terceiros lugares, resultados brilhantes que combinou com exibições de encher o olho.
A prova contou com 823 atletas oriundos de 52 nações segundo números oficiais da organização.
É o segundo ano que a Associação KTF participa nesta importante prova sendo que a última foi na Roménia onde Ivo Cardoso se tinha sagrado Vice Campeão Europeu em Full Kempo Masters e Nuno Pinto um Brilhante 3 Lugar em Point Kempo, e este ano foi em Portugal. Os primeiros e os segundos classificados ficaram apurados para o campeonato mundial IKF de kempo que será realizado na Tunísia.
Este campeonato foi um sucesso dado os resultados da associação KTF em representação da selecção Portuguesa de Kempo, face ao elevado nível que a prova apresentou e importancia da mesma, foi também o primeiro campeonato da Europa de Kempo a contar com provas adaptadas sendo uma realidade para todas as provas Nacionais e Internacionais futuras, fruto do trabalho de desenvolvimento da Associação KTF em parceria com a Federação Portuguesa de Loantao Kempo.
Os nossos atletas adaptados estiveram em grande destaque arrecadando inúmeras medalhas para Portugal e mostrando ser um projeto pioneiro e perfeitamente credível. Sagraram-se Campeões Europeus de Kempo adaptado Patrícia Costa e José Machado, ficando em segundo lugar Orlanda Moreira, João Salgado e Pedro Pereira e no último lugar do pódio ficaram Carina Teixeira e Paulo Oliveira.
Já na parte desportiva a associação decidiu apostar essencialmente nas camadas de formação colocando 5 atletas júniores e apenas 1 sénior que disputaram combates na vertente de Point Kempo ( versão light) e Full Kempo (KO), em que o atleta sénior de seu nome Rúben Torres de apenas 19 anos, disputou a vertente de knockdown está de potência mais virada para o MMA, Rúben esteve muito bem sendo esta a sua estreia logo com o cabeça de série e o actual Campeão Mundial Pirtea Florin atleta Romeno, profissional de kickboxing e MMA perdendo por submissão perto do final do combate, já em Full Kempo Rúben arrecadou um honroso 3 lugar ao perder com o Gonçalo Sousa atleta da elite portuguesa perdendo por 1 ponto numa decisão muito controversa e algo duvidosa.
Agora na camada de júniores tivemos o Rúben Ferreira de 13 anos, uma estreia neste campeonato IKF e logo com 2 medalhas de ouro para esta promessa, uma em Point Kempo e outra em Full Kempo, para isso Ruben teve de ultrapassar atletas Romenos, da Bélgica, Siprus, Húngaros e até Portugueses, para chegar aos lugares cimeiros feito um total de 6 brilhantes combates nas duas vertentes.

Depois tivemos Inês Lima de 16 anos uma das grandes promessas da modalidade que foi campeã Europeia de Full Kempo batendo categoricamente uma atleta Francesa, Húngara e até mesmo uma Portuguesa já em Point Kempo Inês ficou em 2 lugar contra uma atleta da Bélgica numa decisão algo controversa no colectivo de juízes.
De seguida tivemos Mara Peixoto outra jovem de 12 anos que conseguiu um brilhante 3 lugar em Point Kempo contra uma atleta Francesa depois de ter eliminado uma Holandesa, já em Full Kempo Mara conseguiu um magnífico 2 lugar ao vencer uma atleta Húngara e uma Romena perdendo na final com uma atleta Húngara num combate muito disputado, em que a altura fez a diferença.
Logo de seguida foi a vez Maria Correia de 15 anos, obtendo 2 terceiros lugares, um em Point Kempo e outro em Full Kempo. Em Point Maria perdeu com uma atleta Russa um combate muito complicado dado o nível e estatura da adversaria, já em Full Kempo depois de ter ganho a uma atleta Romena cai aos pés de uma atleta Portuguesa num combate muito equilibrado arrecadando assim um honroso 3 lugar .
Por último tivemos Bruna Ribeiro atleta de 17 anos que também obteve 2 terceiros lugares tanto em Point Kempo como em Full Kempo dado que em Point Kempo jogou com uma atleta espanhola num combate muito equilibrado em que a calma foi a chave do jogo , já em Full Kempo Bruna jogou com uma atleta muito forte da Hungria num combate equilibrado onde perdera no pontos aos pontos e com alguma superioridade a atleta da Hungria, dada a sua experiência principalmente na parte do chão.
Ivo Cardoso treinador da equipa estava radiante e orgulhoso pela prestação a sua equipa ao serviço de Portugal, servindo assim para ampliar anda mais o lote de atletas da KTF ao serviço das Selecções.
" Foi um grande feito para nos e para Portugal, Batemos com os melhores e sentimos que de ano para ano estamos a evoluir e em condições de disputar os lugares cimeiros, lembro que No Europeu da Roménia e o Mundial da Hungria no ano passado, senti que estávamos bem, mas algumas selecções, estavam uns furos a cima, agora sinto que ja conseguimos equilibrar essa balança, principalmente no que diz respeito a formação."
" Agora e desfrutar um pouco e pensar já nas próxima provas que ate meio de Dezembro iremos ter todos os fins de semana ocupados com provas, e algumas bastante importantes."

Partilhar