Iniciaram obras das ARUS em Tagilde e Vizela S. Paio


Iniciaram as obras de requalificação da Rua do Calvário e Rua João Silva Monteiro, em S. Paio, e de Requalificação do Largo da Igreja de Tagilde, em Tagilde, inseridas nas Áreas de Reabilitação Urbana de Tagilde e Vizela S. Paio, que fazem parte do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela.


De destacar que a requalificação da Rua do Calvário e Rua João Silva Monteiro se insere na Área de Reabilitação Urbana da União de Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio) e visa a reabilitação do espaço público ao longo da Rua do Calvário e Rua João Silva Monteiro, com a colocação de mobiliário urbano, incentivando a sua utilização por parte da população, assegurando uma melhor gestão da via pública, e promovendo a qualidade estética e atratividade desta zona urbana.

A intervenção integra a reconfiguração do perfil da Rua do Calvário e da Rua João Silva Monteiro, através da criação de passeios e da colocação de mobiliário urbano (papeleiras e iluminação necessária), uma vez que estas funcionam como os principais acessos ao centro cívico da freguesia – o largo da igreja.

A Requalificação do Largo da Igreja de Tagilde visa a criação de um espaço central único, afirmando este largo como o espaço central cívico da freguesia, tendo um impacto na sua qualidade estética e na melhoria da imagem e atratividade desta área urbana.

Pretende também a criação de espaços verdes para usufruto da população, que permitam um maior desempenho das funções ecológicas urbanas, assim como a promoção da infraestrutura urbana, através da conexão física e funcional com as áreas envolventes. A intervenção integra: definição de zonas da circulação pedonal e automóvel; eliminação de determinadas barreiras arquitetónicas que permitam uma maior permeabilidade do espaço; e criação de espaços verdes e de zonas de estadia.

Partilhar