PAN não quer jardim zoológico em Amares

A Comissão Política do PAN Braga tem recebido bastantes mensagens de desagrado sobre a construção de um Zoo no Concelho de Amares.


NOTA do Partido Animais e Natureza

Sobre o mesmo, pedimos já esclarecimentos à Câmara Municipal de Amares, nomeadamente ao Sr. Presidente, Manuel Moreira, ao Sr. Vereador do Ambiente, Vitor Ribeiro e aos Srs. Vereadores Pedro Costa (PS) e Emanuel Magalhães (MAIS). Assim como, deixamos a nossa posição sobre o assunto e a qual tornamos pública.

O PAN Braga lamenta profundamente que a Câmara Municipal de Amares, tenha optado pela parte lucrativa em detrimento da conservação e sensibilização.

Devido à sua localização e proximidade com o Parque Nacional Peneda-Gerês, a existência de um centro de conservação, recuperação e observação das espécies em habitat natural e sem a componente lúdica, assim como de sensibilização para a proteção das mesmas e dos seus habitats naturais, teria sido uma escolha muito mais consciente, ética e de encontro ao respeito pelos comportamentos naturais e biodiversidade no seu todo.

Apesar de parte da sociedade reconhecer que os animais não humanos devem ter direito à vida, integridade física e emocional, continua a predominar uma visão marcadamente antropocêntrica em que os mesmos continuam a ser encarados maioritariamente como recursos, rendimento ou entretenimento e onde a actividade humana tem consequências extremamente relevantes na existência das outras espécies.

Citando a noticia

https://eco.sapo.pt/2019/08/09/e-oficial-o-minho-vai-ter-um-jardim-zoologico/

“Está previsto que Zoo do Cávado tenha cerca de 100 espécies de animais, nomeadamente: araras, suricatas, lamas, veados do Japão, cangurus de Bennett, buffos, cobras, escorpiões, entre outros.”

No nosso distrito temos uma necessidade urgente de dar resposta aos problemas de sobrelotação dos CROs, à conservação de espécies autóctones, sensibilizar as populações para uma maior proteção dos habitats e das espécies selvagens, canalizar fundos para problemas ambientais. E mais uma vez, constatamos uma má gestão do dinheiro público, aplicado em manter animais enjaulados ou privados do seu habitat natural.

Deixamos o apelo, junto das entidades competentes, à revogação da decisão e a uma nova discussão sobre o tema.

----
Está previsto que Zoo do Cávado tenha cerca de 100 espécies de animais, nomeadamente: araras, suricatas, lamas, veados do Japão, cangurus de Bennett, buffos, cobras, escorpiões, entre outros. A autarquia disse que espera receber cerca de 100 mil visitantes por ano e estão confiantes que este será um projeto “autossuficiente”.

Partilhar