Recomendação do PS apresentada na Câmara

COMUNICADO: "Considerando que o desafio demográfico é um dos maiores desafios que Portugal, e Vizela em particular, Governo e Municípios têm de se unir a promoção de políticas públicas que
fomentem a natalidade.

Considerando que os Municípios têm cada vez mais competências e que são, por essa via, cada vez mais agentes políticos que administrativos, os vereadores do Partido Socialista e o PS Vizela entendem que a Câmara Municipal de Vizela deve assumir uma medida complementar de apoio à creche e jardim de infância para as famílias do concelho de Vizela, com apoio direto desde o 1.º filho, a incluir no próximo orçamento municipal.

O apoio complementar a atribuir, poderá passar pela assunção, por parte da autarquia, de uma percentagem da despesa de todas as famílias com a mensalidade da creche dos seus filhos e deverá ser concedido às famílias de todas as crianças que frequentam as creches do concelho de Vizela. Desta forma, o PS Vizela acredita que a Câmara Municipal estará a atrair mais pessoas para o nosso concelho, podendo este princípio vir a ser alargado às crianças que frequentam o jardim de infância.

Acreditamos que esta medida é um incentivo à natalidade, fomenta a frequência de crianças nas creches, jardins de infância e, subsequentemente, nas escolas do concelho. Por isso, entendemos que este é o momento de olhar para esta problemática de forma séria para que o nosso território avance com mais e melhores medidas de apoio direto às famílias e crescimento populacional e económico de Vizela.

Em reunião de Câmara Municipal, o executivo de coligação VS-VHS e PSD-CDS afirmou estar disponível para analisar a proposta do PS, mas adiantou já que a Câmara Municipal de Vizela tem de ter contenção na despesa! Uma afirmação que o PS não aceita, em face da boa situação financeira da Autarquia e considerando as despesas que têm sido feitas pelo executivo.
Por isso, o Partido Socialista defende que em primeiro plano deve estar sempre o bem-estar diário dos Vizelenses, nomeadamente através do aumento de rendimentos das famílias vizelenses.

Vizela
A Concelhia de Vizela do Partido Socialista

Partilhar