10 de novembro as datas da história

Em 2013 o provedor Domingos Vaz Pinheiro apela à boa receção dos vizelenses ao Presidente da República.


1904 - O jornal Echos de Vizella volta a apelar à Câmara de Guimarães para a importância desta autarquia instalar em Vizela luz elétrica. "Se apelida Vizela como a sua sala de vizitas, pois então dê-se-lhe as devidas condições. Este mesmo jornal queixou-se do facto da Câmara de Guimarães retirar o policiamento de Vizela deixando a cidade sem lei.

1894 - Padre João Evangelista da Costa Veiga, dono do Hotel Vizellense (mais tarde conhecido por Hotel do Padre), perfilha nesta data Deolinda da Costa Veiga que herda todos os seus bens, inclusive o Hotel aquando a morte do sacerdote um ano depois, em 1895. Não se sabe que relação de parentesco havia entre o sacerdote e Deolinda que casou com Rodrigo Pereira Lobato.

1990 - Com apenas 41 anos de idade, morre o Presidente da Junta de Freguesia de S. Adrião de Vizela, Miguel Bastos Miranda de doença prolongada.

2009 - Domingos Vieira Pedrosa passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro desde 1977.
 
2013 - O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, Domingos Vaz Pinheiro emite um comunicado apelando à boa receção para a primeira visita de um Presidente da República a Vizela e que era do seguinte teor: «Na próxima sexta-feira, dia 15 de Novembro de 2013, Vizela, a Santa Casa da Misericórdia vai ter a honra de receber o Exmo. Sr. Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, que nos irá distinguir com a sua respeitável presença no encerramento das comemorações do ano centenário da nossa Instituição.

Creio, e estou certo, que os vizelenses e, muito especialmente, os Irmãos desta Santa Casa irão demonstrar a sua Exa. o Presidente da República o quanto é bem-vindo a esta cidade e à nossa Instituição, Santa Casa da Misericórdia de Vizela.
Sabemos que estamos numa época em que nem tudo são rosas na nossa vida diária, mas este evento é muito especial para a nossa Misericórdia, pelo que gostaríamos que o Presidente da República que visita a cidade de Vizela pela primeira vez, e a Misericórdia em especial, leve do nosso povo uma óptima impressão de quanto bem sabe receber os visitantes ilustres, muito especialmente o mais alto dignitário da nação, o Presidente da República.

Da minha parte, Provedor da Instituição, é com todo o agrado e carinho que vejo sua Exa. o Presidente da República dignar-se visitar a grande Instituição desta terra, na qual tenho o prazer de ser Provedor, e que nesta hora tanto está a ajudar a amenizar as dificuldades que nos afligem a todos, pelo que esta distinção e reconhecimento é para nós uma mais valia pois que nos enche de jubilo e nos faz sentir gratificados por aquilo que vimos fazendo em favor da comunidade.

Estou certo que vamos fazer uma grande recepção a sua Exa. o Sr. Presidente pelo reconhecimento, que aliás vem demonstra-lo no terreno, da nossa grande Instituição cuja obra todos reconhecem muito bem e fazendo-nos sentir que estamos no caminho certo do seu engrandecimento, esse é o apelo que faço a todos os Irmãos e Vizelenses que colaborem connosco no bem receber quem nos honra com a sua visita.
Façamos do dia 15 de Novembro de 2013 um fecho das comemorações centenárias que mostre a toda a gente o que é a Santa Casa da Misericórdia de Vizela».

NESTA DATA NASCEU
- Márcia Gonçalves (Santa Casa Misericórdia de Vizela).

- José Monteiro, ex-presidente da Junta Freguesia S. Paio Vizela. 


NESTA DATA FALECEU
2022 - Camila Jesus F. Pereira Silva (Tagilde)

2013 - Adelaide da Silva Martins (S. João)
2013 - Aurora da Conceição Carvalho (S. João)
2018 - Irma da Purificação de Almeida (S. Miguel)

2020 - Maria Lurdes Sampaio Azevedo (S.Eulália) 

2020 - Armindo de Oliveira Lopes (S. Miguel)

1990 - Miguel Bastos Miranda (S. Adrião)

2023 - Joana Silva Monteiro (S.João)

Eventos históricos

Partilhar