1904 - O jornal Echos de Vizella volta a apelar à Câmara de Guimarães para a importância desta autarquia instalar em Vizela luz elétrica. "Se apelida Vizela como a sua sala de vizitas, pois então dê-se-lhe as devidas condições. Este mesmo jornal queixou-se do facto da Câmara de Guimarães retirar o policiamento de Vizela deixando a cidade sem lei.
2009 - Domingos Vieira Pedrosa passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro desde 1977.
2013 - O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, Domingos Vaz Pinheiro (na foto), emite um comunicado apelando à boa receção para a primeira visita de um Presidente da República a Vizela e que era do seguinte teor: «Na próxima sexta-feira, dia 15 de Novembro de 2013, Vizela, a Santa Casa da Misericórdia vai ter a honra de receber o Exmo. Sr. Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, que nos irá distinguir com a sua respeitável presença no encerramento das comemorações do ano centenário da nossa Instituição.
Creio, e estou certo, que os vizelenses e, muito especialmente, os Irmãos desta Santa Casa irão demonstrar a sua Exa. o Presidente da República o quanto é bem-vindo a esta cidade e à nossa Instituição, Santa Casa da Misericórdia de Vizela.
Sabemos que estamos numa época em que nem tudo são rosas na nossa vida diária, mas este evento é muito especial para a nossa Misericórdia, pelo que gostaríamos que o Presidente da República que visita a cidade de Vizela pela primeira vez, e a Misericórdia em especial, leve do nosso povo uma óptima impressão de quanto bem sabe receber os visitantes ilustres, muito especialmente o mais alto dignitário da nação, o Presidente da República.
Da minha parte, Provedor da Instituição, é com todo o agrado e carinho que vejo sua Exa. o Presidente da República dignar-se visitar a grande Instituição desta terra, na qual tenho o prazer de ser Provedor, e que nesta hora tanto está a ajudar a amenizar as dificuldades que nos afligem a todos, pelo que esta distinção e reconhecimento é para nós uma mais valia pois que nos enche de jubilo e nos faz sentir gratificados por aquilo que vimos fazendo em favor da comunidade.
Estou certo que vamos fazer uma grande recepção a sua Exa. o Sr. Presidente pelo reconhecimento, que aliás vem demonstra-lo no terreno, da nossa grande Instituição cuja obra todos reconhecem muito bem e fazendo-nos sentir que estamos no caminho certo do seu engrandecimento, esse é o apelo que faço a todos os Irmãos e Vizelenses que colaborem connosco no bem receber quem nos honra com a sua visita.
Façamos do dia 15 de Novembro de 2013 um fecho das comemorações centenárias que mostre a toda a gente o que é a Santa Casa da Misericórdia de Vizela».
NESTA DATA NASCEU
- Dra Márcia Gonçalves (Santa Casa da Misericórdia de Vizela)
NESTA DATA FALECEU
2013 - Adelaide da Silva Martins (S. João)
2013 - Aurora da Conceição Carvalho (S. João)
2018 - Irma da Purificação de Almeida (S. Miguel)
2020 - Maria de Lurdes Sampaio Azevedo (Santa Eulália)
2020 - Armindo de Oliveira Lopes (S. Miguel)
Eventos históricos
- 474 — O imperador Leão II morre após um reinado de dez meses. É sucedido por seu pai, Zenão I, que se torna o único governante do Império Bizantino.
- 1202 — Quarta Cruzada: apesar das cartas do Papa Inocêncio III proibi-los e ameaçar de excomunhão, cruzados católicos iniciam o Cerco de Zara (atual Zadar, Croácia).
- 1444 — Batalha de Varna: as forças cruzadas do rei Ladislau III da Polônia são derrotadas pelos turcos sob o comando do sultão Murade II e Ladislau é morto.
- 1549 — Convocado o conclave para escolher o sucessor do Papa Paulo III.
- 1793 — Um Culto da Razão é proclamado pela Convenção francesa por sugestão de Pierre Gaspard Chaumette.
- 1848 — Ocorre a primeira batalha da Revolução Praieira em Abreu e Lima (Povoado de Maricota).
- 1859 — Segunda Guerra de Independência Italiana: acordo de paz pelo Tratado de Zurique: a França recebe a Lombardia, entregue depois ao Piemonte-Sardenha, e a Áustria conserva Veneza (veja também Risorgimento);
- 1871 — Henry Stanley encontra-se com David Livingstone em Ujiji, na atual Tanzânia.
- 1928 — Lançada no Rio de Janeiro a revista semanal ilustrada O Cruzeiro.
- 1937 — Instaurada a Terceira República Brasileira.
- 1945 — Fortes lutas em Surabaia entre nacionalistas indonésios e colonialistas em retorno após a Segunda Guerra Mundial, hoje comemorada como o Dia dos Heróis (Hari Pahlawan).
- 1958 — O diamante Hope é doado ao Instituto Smithsoniano pelo comerciante de diamantes de Nova Iorque Harry Winston.
- 1969 — Lançado o programa de televisão educacional para crianças Sesame Street (Vila Sésamo) nos Estados Unidos.
- 1970 — Guerra do Vietnã: Vietnamização: pela primeira vez em cinco anos, uma semana inteira termina sem relatos de mortes em combate dos Estados Unidos no Sudeste Asiático.
- 1971 — No Camboja, as forças do Khmer Vermelho atacam a cidade de Phnom Penh e seu aeroporto, matando 44 pessoas, ferindo pelo menos 30 e danificando nove aeronaves.
- 1975
- O graneleiro SS Edmund Fitzgerald, de 222 metros de comprimento, naufraga durante uma tempestade no lago Superior, matando todos os 29 tripulantes a bordo.
- Conflito israelo-palestino: a Assembleia Geral das Nações Unidas aprova a Resolução 3379, determinando que o sionismo é uma forma de racismo.
- 1983 — Bill Gates apresenta o Windows 1.0.
- 1995 — Na Nigéria, o dramaturgo e ativista ambiental Ken Saro-Wiwa, juntamente com outros oito do Movimento pela Sobrevivência do Povo Ogoni (Mosop), são enforcados por forças do governo.
- 2008 — Mais de cinco meses após o pouso em Marte, a NASA declara que a missão Phoenix foi concluída após a perda das comunicações com o módulo de aterrissagem.
- 2009
- Apagão deixa parte do Brasil sem energia desde a noite até a madrugada seguinte devido a uma falha na Usina Hidrelétrica de Itaipu.
- Google publica os primeiros rascunhos da sua nova linguagem de programação GoLang.
- Navios das marinhas da Coreia do Sul e da Coreia do Norte entram em confronto próximos à ilha Daecheongdo, no Mar Amarelo.
- 2019 — Em meio a protestos e pressionado por militares e opositores, Evo Morales renuncia ao cargo de presidente da Bolívia, e a senadora da oposição Jeanine Áñez torna-se presidente interina.