12 de Novembro as Datas Históricas

Inauguração do estádio do Futebol Clube de Vizela pelo Ministro Valente de Oliveira.

1905 - Termina a publicação o semanário independente Echos de Vizela. Iniciara-se a 18 de agosto de 1904, tendo como diretor F. Neves Pereira e redator e editor Raul Silva e foi impresso, primeiro, na Tipografia Guise e, depois, na Tipografia Minerva Vimaranense.

1989 – O Estádio do Futebol Clube de Vizela é inaugurado pelo ministro Valente de Oliveira. Os terrenos foram oferecidos por Fernando da Costa Vieira. O secretário dos Desportos Waldemar Araújo, o presidente do Boavista Valentim Loureiro e Marques Mendes, Ribeiro da Silva Governador Civil de Braga, António Xavier, Presidente da Câmara Municipal de Braga, entre os convidados de honra estiveram presentes. Abílio Pimenta é o Presidente do Futebol Clube de Vizela.
O dia é de forte temporal, mas o público comparece no estádio e assiste à festa.
O Vizela defronta o Boavista (os outros clubes mostraram-se indisponíveis) em jogo inaugural com os seguintes jogadores: Sérgio, Paulo Antunes, Rifa, Bobby, Zé Carlos, Lima Pereira, Adélio, Altino, Macarrão, Douglas e Filipe.
O Boavista jogou com Alfredo, Jaime, Garrido, Valério, Marcos António, Casaca, Forbes (Agatão), Parente (Jorge Silva), Phil Walker, Armando (Holberg) e Isaías. O árbitro foi Fortunato Azevedo de Braga. O Boavista venceu por 0-2 com golos de Forbes e Isaías.

1991 - O Vizela é afastado pelo Setúbal (3-0) na edição 1991/92 da Taça de Portugal. Antes a equipa vizelense eliminara o Vilafranquense (1-0).

2016 - Associação de Reformados do Vale de Vizela presidida por Eugénio Sousa inaugura a sua sede na Casa das Colectividades com a presença do edil Dinis Costa.

-----
NESTA DATA NASCEU
- Fernando da Costa Vieira, ex-presidente do FC Vizela e doador dos terrenos do estádio.

- Jorge Pedrosa, presidente do PSD de Vizela e vereador da Câmara de Vizela.

1930 - Fundação do Clube Desportivo da Aves.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NESTA DATA FALECEU
2015 - João Coelho Magalhães (S. João)
2015 - António Pedro Ribeiro Ferreira (S. Miguel)
2019 - Bombeiro José Carvalho (S. Miguel) 

2020 - Joana Dias (S. Miguel)

Eventos históricos

Partilhar