14 de Novembro as Datas da História

1954 - É inaugurado o Posto socorro dos Bombeiros Voluntários de Vizela. O posto de socorros seria denominado como "Dr. Trigo de Negreiros" e para a cerimónia seriam convidados Américo Tomáz, o governador civil de Braga, o presidente da câmara de Guimarães, presidentes das juntas de freguesias e outras autoridades. Era presidente dos Bombeiros, José Luís de Almeida e Mendonça Pinto o comandante.


1956 - É fundada a Loja do Sol uma das mais antigas loja de pronto-a-vestir de Vizela. Foi seu fundador Horácio Borges (na foto).


1992 - É inaugurada a Variante dos Casais que permite a ligação entre a EN 106 (junto ao Zeca Pinto) e Vilar, passando pela Barreira e S. Romão numa extensão de 1.300 metros. Custou cerca de 18 mil contos (90 mil euros). A obra foi entregue pela CM Guimarães presidida por António Magalhães à Junta de S. João presidida por Abílio Menezes.

1992 - Manuel Couto (Garagem Couto) é homenageado pela Associação Comercial e Industrial de Vizela com o Prémio Antiguidade que recebeu das mãos do presidente António Almeida.

1993 - Administração e trabalhadores das Termas de Vizela prestam homenagem a Augusto Martins Faria Torres na sua saída de gerente das Termas. 

2017 - Toma posse o Conselho Municipal da Juventude em sessão presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela,  Victor Hugo Salgado. Ficam como secretários do conselho municipal de juventude, Cecília Correia e Filipe Costa (Movimento Vizela Sempre), e como representante deste órgão no conselho municipal de educação de Vizela, Ana Cunha.

2020 - Pandemia Covid-19 obriga ao encerramento de todos os estabelecimentos às 13 horas deste sábado e ao recolher obrigatório. Vizela fica deserta.
---

NESTA DATA NASCEU


1972 - Ricardo Fontão, ex-vice-presidente do FC Vizela, sócio-gerente das Confecções Fontoli.


- Cidália Cunha, ex-vereadora municipal de Vizela e ex-presidente do CDS-PP.

2002 - Manuel Baldé (g.r. FCV)  

NESTA DATA FALECEU

2005 - Carolina Ferreira da Cunha (S.Miguel)
2019 - Deonilde Rosa de Sampaio (S.Eulália)

2022 - Guilhermina Alves Costa (S.João) 

2022 - José Pereira Fernandes (Moreira)

 

Eventos históricos

1910: Eugene Ely realiza a primeira decolagem de um navio

Partilhar