23 de Novembro e a História



1969 - No salão de Festas do Casino Peninsular, na rua Dr. Abílio Torres, a assembleia do Vizela dá uma forte ovação ao jogador Silveira que assumiu como jogador-treinador


a equipa após saída do treinador Oswaldo Cambalacho.
Silveira foi o mais lendário capitão de todos capitães na história do Vitoria SC. Esteve doze anos consecutivos ao serviço da equipa vimaranense, assumindo desde da temporada de 1955/56 o honroso cargo de capitão de equipa, tendo, assim, o seu nome ligado a momentos marcantes da vida do clube da cidade berço.
Chegou à cidade de Guimarães decorria a época de 1952/53 e só deixou de jogar no Vitoria SC no final da temporada de 1963/64, já um veterano, para ingressar no FC Vizela e neste clube fazer parte, também, da sua história sobretudo na conquista do título de Campeão Nacional da III Divisão..
Natural da localidade de Angustias, nos Açores, José Silveira Júnior nasceu no dia 26 de Setembro de 1926.

1986 - O Vizela vence por 0-3 em casa do Guieense, jogo dos 1/64 da Taça de Portugal.


1998 - O ex-Governador Civil de Braga, Fernando Alberto Ribeiro da Silva lança um livro contra a criação do concelho de Vizela, do qual era reconhecido adversário, com o título: Vergonhosa Capitulação Política. No livro de 30 páginas, Ribeiro da Silva ataca o PS local e António Magalhães, com o PS a responder que o saudosismo não é bom, que o «panfleto» é para manter o «ego» de Ribeiro da Silva e que o tempo é de olhar em frente. O PS disse em comunicado: Perdemos porque a opinião pública nacional tinha já sido ganha nos anos 80 para a causa do Vizela e o PSD só andou pelos gabinetes a adiara a causa».

2002 - António Pedrosa Barbosa passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro desde 1959.

2004 - Assembleia de Freguesia de S. João, presidida por Maria José Pacheco e o Executivo presidido por Abílio Meneses, prestam homenagem aos ex presidentes de junta colocando a sua foto no Auditório. Autarquia distinguiu ainda Júlio César Ferreira por cedência de fotos antigas para o mesmo espaço.

2017 - Vítima de atropelamento no parque de estacionamento do hipermercado Continente, morre Alfredo Ribeiro presidente da AIREV e da Confraria de S. Bento das Peras. Tinha 69 anos de idade.

2019 - É apresentado o livro de Domingos Pedrosa, Crónicas de Um Vizelense.





2019 - O FC Vizela, a militar no Campeonato de Portugal, recebe no seu estádio, com lotação esgotada, e uma exibição monumental o Benfica em jogo da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal. O FCV marcou primeiro por SAMU mas os benfiquistas deram a volta ao resultado (1-2) por Raul de Tomas e Vinícius. Foi o maior espetáculo desportivo visto em Vizela.




NESTA DATA NASCEU...
1955 - Gonçalo Castro, ex-presidente e fundador da Vizelgolfe.
- Sofia Vieira (Agência de Viagens do Fórum Vizela).


FALECIMENTOS

1991 - Martiniano Costa (FC Vizela

1992 - Alberto Gomes da Costa (S.João)

1994 - Professor Costinha (S. Miguel)
2013 - Moisés Ribeiro Ferreira (S. Miguel)
2008 - Florinda de Castro (S. João)
2012 - Joaquim Teixeira - S. Miguel das Caldas
2014 - Chefe Barbosa (S. Miguel)
2017 - Alfredo Ribeiro (Presidente AIREV)

2022 - Maria Cacilda Ferreira Machado (Lustosa).



Nacionais e internacionais




Eventos históricos

1924: Galáxia de Andrômeda

2015: O veículo espacial New Shepard 534 a.C.Téspis de Ática se torna o primeiro ator registrado a interpretar um personagem no palco.
1174Saladino entra em Damasco e a adiciona ao seu domínio.
1248 — Conquista de Sevilha por tropas cristãs sob o comando do rei Fernando III de Castela.
1510 — Primeira campanha do Império Otomano contra o Reino de Imerícia (atual Geórgia ocidental ). Os exércitos otomanos saquearam a capital Kutaisi e incendiaram o Mosteiro de Ghélati.
1891Primeira Revolta da Armada: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear a cidade do Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca.
1903Olinto De Pretto apresenta o ensaio "Hipótese do éter na vida do universo", que segundo alguns estudiosos italianos, foi incorporada por Albert Einstein para criação da Teoria da relatividade.
1913 — Fundação da Universidade Federal de Itajubá, a primeira universidade tecnológica do Brasil, sendo a décima escola de engenharia do país.
1914Revolução Mexicana: a última das forças americanas se retira de Veracruz, ocupada sete meses antes em resposta ao Incidente de Tampico.
1924 — A descoberta de Edwin Powell Hubble, de que a "nebulosa" de Andrômeda é na verdade outra galáxia insular distante da nossa Via Láctea, é publicada pela primeira vez no The New York Times.
1925 — Os negócios do falsário Artur Virgílio Alves dos Reis começam a despertar a atenção do jornal O Século.
1934 — Uma comissão de fronteira anglo-etíope no Ogaden descobre uma guarnição italiana em Walwal, bem dentro do território etíope. Isso leva à Crise da Abissínia.
1936 — A revista Life ressurge como uma revista fotográfica e goza de sucesso instantâneo.
1940 — Segunda Guerra Mundial: a Romênia se torna signatária do Pacto Tripartite, juntando-se oficialmente às potências do Eixo.
1942 — O marechal Gueorgui Jukov realiza o cerco aos alemães na cidade de Stalingrado.
1943 Segunda Guerra Mundial: a Deutsche Opernhaus na Bismarckstraße no bairro de Charlottenburg em Berlim é destruída. Ela será reconstruída em 1961 e será chamada de Deutsche Oper Berlin.
Segunda Guerra Mundial: os atóis de Tarawa e Makin são conquistados pelas forças americanas.
1955 — As Ilhas Cocos são transferidas do controle do Reino Unido para o da Austrália.
1959 — O presidente francês Charles de Gaulle declara em um discurso em Estrasburgo sua visão para "Europa, do Atlântico aos Urais".
1971 — Representantes da República Popular da China participam das Nações Unidas, incluindo o Conselho de Segurança das Nações Unidas, pela primeira vez.
1972 — A União Soviética faz sua última tentativa de lançar com sucesso o foguete N1.
1996 — O voo Ethiopian Airlines 961 é sequestrado e depois cai no Oceano Índico, na costa de Comores, depois de ficar sem combustível, matando 125 pessoas.
2001 — A Convenção sobre o Cibercrime é assinada em Budapeste, Hungria.
2003Revolução Rosa: o presidente georgiano Eduard Shevardnadze renuncia ao cargo após semanas de protestos contra o resultado das eleições no país.
2010Bombardeamento de Yeonpyeong: ataque de artilharia norte-coreana mata dois civis e dois fuzileiros navais na ilha de Yeonpyeong, na Coreia do Sul.
2011Primavera Árabe: após 11 meses de protestos no Iêmen, o presidente iemenita Ali Abdullah Saleh assina um acordo para transferir o poder ao vice-presidente, em troca de imunidade legal.
2015 — O veículo espacial New Shepard da Blue Origin se tornou o primeiro foguete a voar com sucesso para o espaço e depois retornar à Terra para uma aterrissagem vertical controlada.

NV, 23 NOVEMBRO 2001

Partilhar