24 de Novembro e a História

1798 - É concedido alvará a António Alvares Ribeiro & Companhia, Lda, da cidade do Porto, autorização para fundação de um fábrica de papel na margem do rio Vizela em Megide-Moreira de Cónegos. Este alvará foi confirmado em 1799. A fábrica duraria até 1882 ou 1883. A fábrica foi montada por António Alvares Ribeiro, da rua de S. Miguel, do Porto, tendo laborado durante muitos anos com o primitivo empapamento de trapos velho. O seu fundado, tendo em atenção as qualidades de trabalho de Francisco José Ribeiro e Castro, do lugar do Adro, freguesia de S. Miguel das Caldas, seu colaborador, deu-lhe sociedade com a quarta parte dos interesses. A fábrica gozou de várias regalias, isenções e mercês especiais concedidas pela Casa Real.



1905 -Miguel António Moreira de Sá e Mello, da casa de Sá em Santa Eulália, é nomeado Administrador do concelho de Lousada.

1991 - Morre Amaro de Sousa. Foi jogador das primeiras equipas do FC Vizela e durante vários mandatos presidente da Direção dos Bombeiros de Vizela. Tinha 67 anos quando faleceu. A sua morte deu-se cinco dias depois da morte do seu colega da direção dos Bombeiros, José Ribeiro Ferreira (na foto do lado esquerdo). A foto é do aniversário dos Bombeiros em 1991, portanto o último discurso de Amaro de Sousa.

1952 - Hospital de Vizela António Francisco Guimarães passa finalmente a ser gerido pela

Misericórdia de Vizela pondo fim a um desentendido dos vizelenses com a Misericórdia de Guimarães que se assenhorou deste legado de António Francisco Guimarães. As instalações estavam bastante degradadas mas com a ajuda do Governo e do Povo o Hospital foi inaugurado como um brinco a 28 de agosto de 1955 era Provedor Manuel Alves da Fonseca e Castro, secretário era Manuel Faria e o diretor clínico era o médico vizelense Dr. Alfredo Pinto.
O Hospital Concelhio de Vizela Francisco Guimarães criou um bloco cirúrgico e de serviços de algumas especialidades como obstetrícia, ginecologia, ortopedia, etc.


1963 - O Vizela perde por 2-1 em casa do Gil Vicente em jogo do Campeonato Regional da I Divisão da AF Braga.

2000 - Victor Hugo Salgado vence as eleições na Associação Académica de Coimbra.
 
2001 - Junta de S. Miguel, presidida por Dinis Costa, promove um passeio com o apoio da Comissão Instalada da Câmara e de industriais. O destino é Fátima, para onde partem 45 autocarros.

2023 - O FC Vizela elimina (2-1), em casa, o Estrela da Amadora da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal.
 
Nesta data nasceram

- JOAQUIM ALVES COSTA, ex-vice presidente da Câmara Municipal de Guimarães e de Vizela e fundador do Partido Socialista de Vizela.
1991 - Matheus, jogador do FC Vizela emprestado pelo SC Braga época 2011/12

FALECIMENTOS

1994 - Vítor M. Pereira Almeida (Discoteca Romana)

1999 - José Martins (S. João) 

2000 - Maria Céu Ferreira Gomes-Cuca (S.João)

2004 - Fernanda de Freitas Bravo (S.João)

2020 - Laura de Freitas Ribeiro (S. Miguel)

2021 - Maria Céu Ferreira Oliveira (S. Miguel) 

2022 - Maria Conceição Pedrosa Oliveira (Moreira)

2023 - Armindo de Oliveira (S.Miguel)

NACIONAL E INTERNACIONAL

Eventos históricos

1859: Edição em inglês do livro A Origem das Espécies
1974: "Lucy"

Partilhar