1905 -Miguel António Moreira de Sá e Mello, da casa de Sá em Santa Eulália, é nomeado Administrador do concelho de Lousada.
1991 - Morre Amaro de Sousa. Foi jogador das primeiras equipas do FC Vizela e durante vários mandatos presidente da Direção dos Bombeiros de Vizela. Tinha 67 anos quando faleceu. A sua morte deu-se cinco dias depois da morte do seu colega da direção dos Bombeiros, José Ribeiro Ferreira (na foto do lado esquerdo). A foto é do aniversário dos Bombeiros em 1991, portanto o último discurso de Amaro de Sousa.
Misericórdia de Vizela pondo fim a um desentendido dos vizelenses com a Misericórdia de Guimarães que se assenhorou deste legado de António Francisco Guimarães. As instalações estavam bastante degradadas mas com a ajuda do Governo e do Povo o Hospital foi inaugurado como um brinco a 28 de agosto de 1955 era Provedor Manuel Alves da Fonseca e Castro, secretário era Manuel Faria e o diretor clínico era o médico vizelense Dr. Alfredo Pinto.
O Hospital Concelhio de Vizela Francisco Guimarães criou um bloco cirúrgico e de serviços de algumas especialidades como obstetrícia, ginecologia, ortopedia, etc.
- JOAQUIM ALVES COSTA, ex-vice presidente da Câmara Municipal de Guimarães e de Vizela e co-fundador do Partido Socialista de Vizela.
1991 - Matheus, jogador do FC Vizela emprestado pelo SC Braga época 2011/12.
FALECIMENTOS
1994 - Vítor M. Pereira Almeida (Discoteca Romana)
1999 - José Martins (S. João)
2000 - Maria Céu Ferreira Gomes-Cuca (S.João)
2004 - Fernanda de Freitas Bravo (S.João)
2020 - Laura de Freitas Ribeiro (S. Miguel)
2021 - Maria Céu Ferreira Oliveira (S. Miguel)
2022 - Maria Conceição Pedrosa Oliveira (Moreira)
2023 - Armindo de Oliveira (S.Miguel)
2024 - Abel Cunha Machado (S.Adrião)
NACIONAL E INTERNACIONAL
|EFEMÉRIDES
1807 Primeiras invasões francesas. Abrantes é con-quistada pelas forças de Junot.
1942 II Guerra Mundial. O Exército Vermelho impõe pesadas baixas às tropas alemas de Adolf Hitler na batalha de Estalinegrado.
1963 Morre Lee Harvey Oswald, acusado do assas-sinio do presidente John F. Kennedy, abatido a tiro por Jack Ruby, em Dallas, Texas.
1973 Reunião do Movimento dos Capitães, na Parede. As reivindicações militares juntam-se, pela primeira vez, dois novos objetivos: o derrube do re-gime e a realização de eleições livres.
1976 Portugal passa a integrar o conjunto de estados-membros do Conselho da Europa.
1976 Terramoto na Turquia causa a morte a cerca de três mil pessoas.
1990 Morre, aos 61 anos, Michel Giacometti, etnó-logo córsico que chega a Portugal em 1959 por mo-tivos de saúde. Funda os Arquivos Sonoros Portu gueses em 1960 e nas décadas seguintes dedica-se à gravação e criação de um arquivo sonoro da música regional portuguesa.
1991 Morre, com 45 anos, o compositor e vocalista da banda britânica Queen, Freddie Mercury.
2006 Morrem César Oliveira, 34 anos, jornalista do "Record", Maria José Margarido, jornalista do "Diá-rio de Noticias", André Romeiras, 28 anos, jornalista do "Record", e Cláudia Magalhães, 33 anos, diretora de comunicação da Agência Parceiros de Comunicação, na região chilena de Coihaique, na sequência da queda de uma avioneta. No desastre perdem ainda a vida o piloto do bimotor, Willy Stone, de 47 anos, e uma funcionária sua, de nome Verónica Poblete.
2007 O soldado português Sérgio Miguel Vidal Olivei ra Pedrosa, em missão no Afeganistão, morre num acidente rodoviário com um blindado durante uma patrulha noturna nos arredores de Cabul.
2007 Um tribunal de Moscovo, Rússia, condena o antigo campeão mundial de xadrez Garry Kasparov a cinco dias de prisão por ter liderado uma manifestação "Marcha dos Discordantes" da oposição que juntou cerca de três mil pes soas.
2012 A Associação Internacional de Federações de Atletismo anuncia, em Barcelona, Espanha, o re-cordista mundial dos 100 e 200 metros, o jamaicano Usain Bolt, como Atleta do Ano pela quarta vez, feito inédito desde que o prémio foi criado, em 1988.
2014 Decretada prisão preventiva ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, ao seu motorista João Perna e ao empresário Carlos Santos Silva por suspeitas de crimes económicos.
2015 António Costa, secretário-geral do PS, é indigi-tado como primeiro-ministro pelo presidente da Re-pública, Cavaco Silva.
2017 Um ataque contra uma mesquita de Al-Raw-dah, em Biral-Abd, a 40 km de Al-Arish, capital da província do Sinai do Norte, no Egito, provoca mais de 300 mortos, entre os quais 27 crianças.
2017 Morre, aos 87 anos, Clotilde Rosa, pioneira da músíca contemporânea em Portugal.
2018 Morre, aos 87 anos, Álvaro Malta, cantor lirico que contracenou em 1958, no Teatro Nacional de S. Carlos, com a soprano norte-americana Maria Callas (1923-1977).
2021 Morre, com 80 anos, o ator António Marques.
2021 - Morre Mário Machado, antigo internacional de basquetebol, que jogou no F. C. Porto e Benfica.
Eventos históricos
- 380 — Teodósio faz seu advento, ou entrada formal, em Constantinopla.
- 1190 — Conrado de Monferrato torna-se rei de Jerusalém após seu casamento com Isabel I de Jerusalém.
- 1631 — A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses.
- 1642 — Abel Tasman se torna o primeiro europeu a descobrir a Terra de Van Diemen (posteriormente renomeada Tasmânia).
- 1822 — Chegada de João José da Cunha Fidié a Campo Maior, depois de onze dias de marcha acelerada, de Oeiras, capital imperial do Piauí, com destino a Parnaíba.
- 1831 — O físico experimental britânico Michael Faraday anuncia a descoberta da lei do eletromagnetismo que leva seu nome, também conhecida como Lei da Indução (ver Lei de Faraday-Neumann-Lenz).
- 1848 — Risorgimento: Papa Pio IX, disfarçado, fugiu para Gaeta, fortaleza localizada no Reino das Duas Sicílias.
- 1859 — Charles Darwin publica A Origem das Espécies.
- 1940 — Segunda Guerra Mundial: a Primeira República Eslovaca torna-se signatária do Pacto Tripartite, juntando-se oficialmente às potências do Eixo.
- 1941 — Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos concedem Lend-Lease às Forças Francesas Livres.
- 1963 — Lee Harvey Oswald, o assassino do presidente John F. Kennedy, é morto por Jack Ruby.
- 1965 — Mobutu Sese Seko toma o poder na República Democrática do Congo e se torna presidente; ele governará o país (que ele renomeou Zaire em 1971) por mais de 30 anos, até ser derrubado pelos rebeldes em 1997.
- 1969 — Programa Apollo: o módulo de comando da Apollo 12 cai com segurança no Oceano Pacífico, encerrando a segunda missão tripulada a pousar na Lua.
- 1974 — Donald Johanson e Tom Gray descobrem 40% do esqueleto completo do Australopithecus afarensis, apelidado de "Lucy", no Vale do Awash do Triângulo de Afar, Etiópia.
- 1980 — Proclamado o Parque Nacional do Lago Malawi, em Malawi.
- 2015 — Um avião de combate Sukhoi Su-24 da Força Aérea Russa é abatido pela Força Aérea Turca sobre a fronteira entre Síria e Turquia, matando um dos dois pilotos; um fuzileiro naval russo também é morto durante um esforço de resgate subsequente.
- 2016 — O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia — Exército do Povo assinam um acordo de paz revisado, encerrando a guerra civil com mais de 50 anos de duração no país.





.jpg)
