30 de Novembro e a História

1947 - Para comemorar a primeira electrificação da parte alta da freguesia de S. João das Caldas, reuniu-se na Pensão Bom-Retiro (em Vizela), a Direção da Junta de Freguesia com o seu Presidente Joaquim Honoré de Abreu (foto), mais Miguel Neto Ribeiro Couto e José de Sousa Pinto bem como José Pereira da Silva, Agostinho Freitas, José da Costa, Manuel Faria. Francisco Armindo Pereira da Costa representou o Notícias de Vizela. 
O encontro serviu para comemorar o grande acontecimento da referida eletrificação.
Joaquim Honoré Abreu foi presidente de Junta de S. João das Caldas entre 1946-1957.


1950 - No Jornal de Vizela , anuncia-se a vontade da criação do “Grande Colégio de Vizela (Externato) que viria a funcionar no Castelo da Ponte.

1978 - A Comissão de Festas da Vila de Vizela apresenta o relatório e contas das festas desse ano. Custaram 1.201.832 escudos e ainda sobrou 70 mil escudos para a Comissão seguinte.

2009 - Fecham o Hotel Sul Americano e as Termas de Vizela com a promessa de Carlos Coutinho, administrador, de reabrirem em finais de Maio de 2010.


2011 - O Colégio de Vizela, através do seu Director João Monteiro, recebe o "Selo Europeu" das Línguas Estrangeiras na Academia de Ciências de Lisboa.

2017 - Alberto de Sousa assume a liderança da Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela (AIREV). A reformulação dos órgãos sociais da AIREV surge na sequência do falecimento de Alfredo Ribeiro, o presidente, que foi vítima de atropelamento. Alberto de Sousa era o vice-presidente da AIREV e assume agora a presidência da Direção da única instituição de apoio à deficiência do concelho de Vizela.

2021 - FC Vizela perde em Braga por 4-1 em jogo da 12ª jornada da I Liga.

2022 - Álvaro Pacheco, treinador que levou o FC Vizela do Campeonato de Portugal à I Liga, é despedido, inesperadamente, pela SAD.

NESTA DATA NASCEU...

Carla Costa Ferreira, médica neurologista.

1965 - Albano Agostinho Ribeiro (Restaurante Avelino), lutador pelas causas de Vizela. Diretor do FC Vizela e ex deputado Municipal.

1982 - Vítor Hugo, ex-guarda-redes internacional de futsal do Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes.
- Pedro Oliveira (deputado Municipal Partido Socialista).
- Simão Cunha (CCR de Montesinhos)

FALECEU NESTA DATA

2007 - Maria Elisa Ribeiro Vieira (S.Miguel)
2010 - António da Silva (S. Miguel)
2018 - Elvira Ferreira Leão (S. João) 

2020 - Joaquim Machado Neto (M. Cónegos) 

2020 - Maria Pinto da Rocha (M. Cónegos)

2021 - António Luís Leite Silva (Sta Eulália)


HOJE É...
Feriado Municipal em Mesão Frio.
Festa de Santo André na Póvoa de Varzim.

Eventos históricos

1994: O navio de cruzeiro MS Achille Lauro

Partilhar