7 de Novembro as Datas da História




1850 - Começa a construção da igreja paroquial de Infias, do Senhor das Cinco Chagas.

1876 - Armindo Pereira da Costa reúne em sua casa um punhado de vizelenses e constitui-se a primeira comissão para instalação dos bombeiros em Vizela.
Dessa Comissão faziam parte: Armindo Pereira da Costa, António Pedro Barros de Lima, António José Dias Pereira, Dr. Abílio Torres, Joaquim Ribeiro da Costa, António de Azevedo Varela, Luís Antunes Pereira, Joaquim de Freitas Ribeiro de Faria, Joaquim Pinto de Sousa e Castro, João Ribeiro de Freitas Guimarães e Clementino Marcelino de Oliveira. Abílio Torres foi eleito primeiro presidente, Armindo Pereira da Costa 1º comandante e Marcelino Oliveira segundo.

1933 - Diversos vizelenses são presos e libertados de seguida pela Policia de Segurança e Defesa de Estado após confrontos na estação da CP de Vizela contra adeptos vimaranenses que viajavam num comboio especial proveniente das Aves onde o Vitória perdeu no campo das Fontaínhas contra o Boavista. A PIDE entendeu que o apedrejamento do comboio se deveu a questões políticas.

1987 - O FC Vizela é eliminado no Alentejo, na edição 1987/88 da Taça de Portugal, pelo Lusitánio de Évora. O resultado foi de 2-1 após prolongamento.


1990 - Morre, com 41 anos de idade, por motivo de doença, o Presidente da Junta de Freguesia de Vizela-Santo Adrião (n. 29/6/1949), MIGUEL BASTOS DE MIRANDA. Foi sepultado no cemitério da sua freguesia.


1998 - Francisco Ferreira vence (em lista única) as primeiras eleições da Comissão Política Concelhia do Concelho de Vizela do Partido Socialista.

2020 - Depois de três derrotas consecutivas, o Vizela, comandado por Alvaro Pacheco, vence em casa o Leixões (2-1) em jogo da II Liga.

2020 - Governo decreta novo Estado de Emergência. Recolher obrigatório para 121 Concelhos de elevado risco, incluindo Vizela.

2021 - Município de Vizela participa na 22ª Feira Internacional Xantar de Ourense-Espanha.


NESTA DATA NASCEU
- Filipa Sousa (advogada)


FALECERAM NESTA DATA
2010 - Hermes Alves Magalhães (S. João)
2014 - Manuel Rogério Pinto Machado (S. João)

2020 - Delfim Pedrosa de Oliveira (S. João)

Eventos históricos

1940: Colapso da Ponte de Tacoma Narrows
1968: Inauguração da nova sede do Museu de Arte de São Paulo

Partilhar