8 de Novembro as Datas das História


1821 - Confirma-se a presença de soldados em Vizela para recuperação nas águas termais, num hospital ambulante montado em casa particular.



1864 — Na tarde deste dia, de regresso de Lisboa, o governador civil do distrito de Braga visita Vizela, onde foi esperado pela Câmara e administrador do concelho de Guimarães, tocando uma banda de música e queimando-se foguetes durante a visita aos banhos e à povoação, e também visitou a cidade de Guimarães, onde à chegada arderam duas girândolas de foguetes e à noite tocou uma banda de música à porta do Visconde de Pindela, no Carmo, onde ele se hospedou

1884 — Em sessão da Junta Geral do distrito, tratando-se de uma reclamação da Junta de Paróquia de S. Paio de Vizela, o Conde de Margaride, procurador de Guimarães, emite ideias análogas e confecciona um parecer nesse sentido, o qual foi rejeitado pela maioria da comissão respectiva e a Junta nem sequer lhe concedeu, atropelando manifestamente a lei que ele fosse exarado na acta; travando-se por isso viva discussão entre alguns procuradores e o Conde que protestava pelos seus direitos e pelos interesses do distrito.

1987 - José Borges (S. Miguel) e Joaquim Luís de Almeida (S. João) são eleitos presidentes das duas juntas de freguesia da cidade respetivamente em listas únicas e sem marcas partidárias. Votaram 858 eleitores.

2002 -  Duarte Lima, efetua visita a Vizela a convite do MRCV. Manuel Campelos referiu que o deputado do PSD foi sempre um grande anfitrião dos vizelenses na Assembleia da República. Duarte Lima visitou o Parque, as Termas, a Bica de Agua Quente, etc.


2018 -  A Câmara Municipal, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Vizela promovem o programa Vizela Noite Segura. Reduzir a sinistralidade na estrada e “sacudir consciências, sobretudo entre os jovens”, alertando para os riscos do consumo de álcool aliado à condução são os objetivos desta iniciativa.Trata-se de um programa de simulacros de acidente de viação.


2020 - Números da Covid-19 mantêm Vizela entre os 121 Concelhos mais problemáticos do País.

NASCERAM NESTA DATA
1958 - José Valentim Couto (Bombeiro)
1982 - José Graça (Bombeiro de Vizela)
1965 - Beto Andrade, jogador FCV 1990-1993.


FALECEU NESTA DATA

1977 - Armindo da Silva Peixoto (Barrigana) antigo guarda redes da primeira equipa do FC Vizela, e diretor do Futebol Clube de Vizela.

1998 - José Fernando Mendes Alves - Kapa

1993 - Maria Monteiro 'Recoveira'

2015 - Alexandre Silva Teixeira (S.Eulália)

2018 - Joaquim Luís Oliveira Pereira (Moreira) 

2022 - Margarida Silva Salgado (S.Miguel) 

2022 - Adelina Pereira Martins (Moreira)

2022 - Teresa Belém Abreu (Moreira)

2022 - Onofre Pinheiro Machado (S.Miguel)

 

Eventos históricos

1940: Colapso da Ponte de Tacoma Narrows
1968: Inauguração da nova sede do Museu de Arte de São Paulo

Partilhar