Bombeiros de Vizela pretendem dois veículos de grande porte

Auto-tanque com depósito para 20 mil litros de água, designadoVALE (Veículo de Apoio Logístico Especial), foi oferecido por um grupo de industriais e deverá chegar à corporação vizelense no próximo aniversário. Em cima da mesa está ainda a compra de outro veículo especial, um



Veículo de Plataforma Elevatória que atinge os 26 a 32 metros de altura para ocorrer a sinistros em prédios altos (semelhante aos carros de escada magirus mas tipo grua) que a direção liderada por José Manuel Pires quer comprar em segunda mão já que estes carros novos são muito caros e não justificam o investimento.


A Direcção, na discussão do Plano de Atividades e Orçamento para os próximo tempos, apontou ainda a renovação da frota das ambulâncias do INEM (com devidas comparticipações) e o aumento de número de associados que já vai em número recorde de 4932 totalizando cerca de 56 mil euros anuais de quotizações.
Nas receitas previstas para 2020, a RAHBVV- Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela, prevê arrecadar 71.500 euros em rendas de imóveis, 85 mil em peditórios, 270 mil em prestações de serviços, 110 mil em donativos, 9 mil euros na tômbola e 10 mil em outros proveitos no total de 431.500,00.
De terceiros conta com 148 mil euros da Câmara Municipal de Vizela, do mesmo valor do subsídio anual EIP (50ª)Comparticipação Investimentos Diversos; conta com 183,500 euros da Autoridade Nacional de Proteção Civil; 85 mil do INEM e 15 mil de protocolo com a Câmara Municipal de Guimarães (os bombeiros servem as freguesias vimaranenses de Moreira de Cónegos, Conde, Gandarela, Nespereira e S. Faustino.

DESPESAS PREVISTAS
No mapa dos gastos previstos para 2020  a verba com os assalariados (a instituição conta 19 bombeiros profissionais, duas secretária e uma mulher de limpeza) surge no topo com 235 mil euros.
A EIP-Equipa de Intervenção Permanente  conta com uma parcela de 74 mil euros e a ECIN-Equipa de Combate a Incêndios (ambas fazem com que a sirene dificilmente toque) 18.500 euros entre outras rubricas. Em suma: gastos com pessoal (376.400 euros); Fornecimentos e serviços externos (259.100,00); Depreciações (271.500,00) e outros (10,000,00).

Em conservação e reparação de material os bombeiros contam gastar 86 mil euros.
O valor total das despesas para 2020 é de 917.000,00 euros.
O valor total das receitas previsto para o próximo ano é de 1.033.000,00 euros



REGULAMENTO DAS ASSEMBLEIAS
O Regulamento de Funcionamento das Assembleias Gerais que fazia parte da ordem de trabalhos foi aprovado por maioria, mas vai sofrer algumas retificações sendo apresentado «a limpo» na próxima assembleia.
João Ilídio Costa, ex-presidente da RAHBVV e o sócio mais interventivo nesta sessão, apresentou um requerimento à Mesa da Assembleia para que o regulamento fosse retirado da ordem de trabalhos considerando este associado que o mesmo não fazia sentido algum e que sobre esta matéria das assembleias estava tudo bem explícito nos estatutos. Este requerimento foi retirado por votação dos sócios presente, entretanto uma proposta de alteração de uma alínea do Regulamento apresentada por Eugénio Carvalho foi aceite.
O Regulamento de Funcionamento das Assembleias Gerais voltará na próxima sessão mas já devidamente rectificado.


Todos os pontos em agenda na ordem de trabalhos foram aprovados, mas apenas um por unanimidade: a ata em minuta.

A sessão contou com várias intervenções de João Ilídio Costa, que salientou que as fazia porque era importante fazer as coisas andar e que o seu sentido era de bem e o mesmo que o norteou durante os anos que esteve à frente daquela instituição humanitária. Referiu que o Plano de Atividades para 2020 decalcava atividades que já vinham de trás e que não foram executadas a seu tempo.


Todas as intervenções mereceram resposta por parte dos membros dos órgãos sociais, José Manuel Pires, Rodrigo Martins, Armindo Faria e João Barbosa.
Em alguns momentos a discussão entre os intervenientes sobre o que era melhor para a RAHBVV  foi mais acesa, todavia não foi necessário chamar os bombeiros (ironia) porque já lá estavam.

O presidente da Assembleia, Armindo Faria disse que gostava de dirigir sessões assim vivas e participadas e que eram benéficas: «Se fosse para estarmos aqui com falinhas mansas mais valia mandar um email. Agradeço a todos o terem vindo e participado» - disse.
O comandante Paulo Félix disse que a Direção estava no bom caminho e que a vinda de novas viaturas, a valorização do parque automóvel, era mais urgente que o campo de treinos apontado para Vilar. 
De destacar ainda que a Corporação conta com 240 bombeiros (19 assalariados) e participou este ano em mais de 50 formações com 172 formandos de forma a estar preparada para todas as situações.
A entrega do bodo e jantar de Natal (este ano na Casa do Park) estão agendados para 21 de dezembro.
 

Partilhar