Estádio do FC Vizela faz hoje 30 anos

Inauguração do estádio do Futebol Clube de Vizela pelo Ministro Valente de Oliveira ocorreu a 12 de novembro de 1989, dia de chuva com o Vizela a defrontar no jogo de estreia o Boavista.


Esta foi a primeira equipa do FCV a jogar oficialmente no estádio.

Waldemar Araújo, secretário de estado dos desportos, Valentim Loureiro, Marques Mendes, o governador civil de Braga, Ribeiro da Silva e o presidente da Câmara de Guimarães, António Xavier, entre os convidados de honra estiveram presentes na inauguração.
Os terrenos foram oferecidos por Fernando Costa Vieira (que também faz anos hoje).
Abílio Pimenta era o Presidente do Futebol Clube de Vizela.
O dia foi de forte temporal, mas o público compareceu no estádio para assistir à festa.
Em jogo particular, o Vizela defrontou o Boavista (os outros clubes mostraram-se indisponíveis) em jogo inaugural com os seguintes jogadores: Sérgio, Paulo Antunes, Rifa, Bobby, Zé Carlos, Lima Pereira, Adélio, Altino, Macarrão, Douglas e Filipe.
O Boavista jogou com Alfredo, Jaime, Garrido, Valério, Marcos António, Casaca, Forbes (Agatão), Parente (Jorge Silva), Phil Walker, Armando (Holberg) e Isaías. O árbitro foi Fortunato Azevedo de Braga.
O Boavista venceu por 0-2 com golos de Forbes e Isaías.
Abílio Pimenta, Valente de Oliveira, Jorge Almeida, Américo Oswaldo e José Borges.

MUITAS HISTÓRIAS
À construção inicial do estádio juntou-se mais tarde uma nova bancada e mais recentemente a electrificação com capacidade para transmissão de jogos televisionados noturnos.
O Vizela disputou neste estádio e nestas três épocas o Campeonato da IIB, II Liga e o Campeonato de Portugal.
Em jogos da Taça de Portugal destaca-se um Vizela-Vitória (de Guimarães) com o estádio completamente cheio. As duas equipas voltariam a encontra-se em provas oficiais para o campeonato da II Liga.
Na altura houve vozes que alegaram que a construção do estádio e do quartel dos bombeiros por parte do Governo central quis calar as aspirações dos vizelenses em serem sede municipal.

Partilhar